9 razões para consumir mel diariamente:

6min. de leitura

Os possíveis benefícios do mel para a saúde foram documentados nos primeiros textos gregos, romanos, védicos e islâmicos, e as qualidades curativas do mel foram referidas por filósofos e cientistas desde os tempos antigos, como Aristóteles e Aristóxenes. – Joseph Nordqvist, Medical News Daily



O mel não é consumido com tanta frequência. Além de ser delicioso, o mel também é densamente embalado com uma nutrição valiosa, como nutrientes. Ele também é bastante saudável: uma colher de sopa de mel puro, não adulterado, contém 64 calorias, e é livre de colesterol, gordura e sódio.

Aqui estão 9 benefícios de saúde desse doce néctar.

1.Alivia as alergias

Mel tem propriedades anti-inflamatórias que muitos acreditam poder ajudar a reduzir as reações alérgicas. O mel em si contém vestígios de pólen que podem iniciar uma resposta imunológica quando expostos a ele.


9-razoes-para-comer

Ao longo do tempo, o corpo produzirá anticorpos suficientes para o pólen, o que efetivamente fará com que libere menos histamina. Consequentemente, o corpo exibirá uma resposta imune mais limitada.


2.Suprime a tosse

A textura viscosa do mel faz com que ele acumule uma espécie de casaco em torno da área da garganta. Este revestimento pode ajudar com a irritação da garganta, frequentemente experimentada durante um episódio de tosse. O mel também estimula as terminações nervosas da garganta, que serve como um mecanismo de proteção enquanto tosse.


A Academia Americana de Pediatria lançou um estudo abrangente referente às propriedades de supressão da tosse do mel. Usando três diferentes variedades de mel – cítricos, eucaliptos e labiatae – os pesquisadores administraram uma dose de 10 gramas para 300 crianças com idades entre 1 e 5 anos. De acordo com o estudo, “houve melhora significativa desde a noite antes do tratamento até a noite do tratamento”.


3.Promove sono naturalmente

9-razoes-para-comer2

O mel pode ser benéfico para uma noite sem dormir. Consumir mel provoca um aumento nos níveis de serotonina e insulina, enquanto o corpo sistematicamente os converte em melatonina – um composto que promove e regula o sono. Consequentemente, o consumo de mel melhora a duração desejada e a qualidade do sono.


4.Trata queimaduras e feridas

Surpreende a muitos o fato de que o mel é um antibiótico natural. Medicamente, os usos antibióticos do mel têm extensão de usos internos e externos. É um desinfetante natural contra muitas bactérias, tornando-o um poderoso agente contra feridas.

Em um estudo publicado pelo British Journal of Medicine, o mel foi aplicado a 59 pacientes que não conseguiram se curar usando a medicina tradicional. Surpreendentemente, 58 dos 59 pacientes mostraram “melhora notável” após o mel ter sido aplicado na ferida.


5.Melhora a memória

A oxidação do cérebro pode levar a danos estruturais e declínio cognitivo. Produtos de mel ajudam neste respeito, como a substância contém altos níveis de antioxidantes que podem reverter este efeito adverso. Mel também ajuda a absorver o cálcio – um nutriente vital para nutrição do cérebro. Acredita-se que estes dois mecanismos do mel possam ajudar a cognição, incluindo a memória.


6.Fornece energia

9-razoes-para-comer3

Mel também pode fornecer um pico de energia muito necessário. Este adoçante totalmente natural contém frutose e glicose, que podem rapidamente entrar na corrente sanguínea e produzir uma explosão de energia. Mesmo aqueles que procuram ganhar massa muscular podem se beneficiar das propriedades únicas de energia do mel.


7.Trata a caspa

Parece meio estranho, mas como já mencionado, o mel é um curandeiro natural potente para a pele. Em um estudo publicado pela US National Library of Medicine, pacientes que aplicaram mel diluído em áreas de descamação do couro cabeludo três horas antes de enxaguar “responderam marcadamente com a aplicação”. No mesmo estudo, o couro cabeludo prurido desapareceu dentro de uma semana; lesões cutâneas em duas semanas, e alguns pacientes mostraram até mesmo “melhoria subjetiva na perda de cabelo.”


8.Ajuda com o refluxo ácido

De acordo com RefluxMD, o mel supostamente reduz os sintomas de refluxo ácido. O mel cobre o revestimento do esôfago, que pode conduzir à calma da irritação. Acredita-se também que o consumo de mel neutraliza qualquer dano interno causado por refluxo ácido. Além disso, as concentrações pesadas de enzimas dentro do mel ajudam com a digestão, o que pode ajudar a prevenir a ocorrência de refluxo ácido. Então, considere o mel em sua dieta!


9.Fortalece o intestino

9-razoes-para-comer4

O mel pode ser usado como um prebiótico, que por sua vez fornece sustento para as bactérias saudáveis no nosso intestino. Bactérias saudáveis são necessárias para digerir adequadamente os alimentos, absorver nutrientes e igualar o sistema imunológico. Também é sugerido que o mel, por causa de suas propriedades prebióticas, pode deter condições digestivas problemáticas, tais como doença celíaca, colite, doença de Crohn, Síndrome do Intestino Irritável (SII), e outros.

___

Traduzido pela equipe de O SegredoFonte: Power of Positivity

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 07/11/2016 às 4:24






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.