publicidade

Cinco mensagens do papa francisco sobre a amizade

O Papa Francisco é uma grande inspiração para todos nós, não apenas para aqueles que seguem a religião católica. Ele sempre nos ilumina com sua sabedoria através de mensagens sobre a vida, amor, aceitação, paz, entre muitos outros assuntos importantes.



Hoje trazemos cinco mensagens muito importantes do Papa Francisco sobre a amizade. Esperamos que elas o ajudem a abrir sua mente sobre o que realmente significa ter um verdadeiro amigo e o inspirem a se tornar cada vez melhor para as pessoas em sua vida.

1. Um bom amigo é aquele conhece os seus segredos e mesmo assim permanece fiel a você

Os amigos verdadeiros são aquelas pessoas em que podemos confiar de olhos fechados para abrir nossos corações e contar nossos segredos, com a certeza de que não seremos julgados ou traídos.

A Bíblia diz que nossos amigos são refúgios, e que encontrarmos um verdadeiro amigo é encontrar um tesouro. Entretanto, sabemos que não encontramos uma pessoa valiosa assim de uma hora para outra.

Papa Francisco diz: “Um amigo não é um conhecido, com quem se passa um tempo conversando. A amizade é algo profundo”. “É necessário paciência para forjar uma boa amizade entre duas pessoas. Muito tempo de conversa, presença, intimidade, aí forja-se a amizade.”



2. Um bom amigo não nos magoa propositalmente

Papa Francisco diz sabiamente: “Quando se ama alguém, fica-se ao lado, cuida-se, ajuda-se, diz a esse alguém o que se pensa, sim, mas não o magoa propositalmente. Assim é Jesus conosco, nunca nos deixa frustrados.”

Os verdadeiros amigos estão sempre ao nosso lado, motivando-nos, apoiando e cuidando. Muitas vezes, também precisam nos dar puxões de orelha, fazendo-nos voltar à realidade. Mas até mesmo as broncas podem ser dadas com amor. As pessoas que nos amam verdadeiramente nos respeitam acima de tudo, não fazem nada que nos magoe propositalmente.



3. Um bom amigo sempre nos defende

O sacerdote católico São Josemaría tem uma frase muito importante sobre amizades: “Nunca permitas que a erva daninha cresça no caminho da amizade: sê leal.”

Os verdadeiros amigos são leais a nós, não falam mal de nós em nossa ausência, não nos abandonam nas fases ruins, não sentem raiva, inveja ou rancor por coisas passadas e estão sempre prontos a nos defender daqueles que nos querem causar mal. O Papa Francisco reflete sobre isso na seguinte mensagem:

“Felizes os que sabem se colocar no lugar do outro, os que têm a capacidade de abraçar, perdoar. Erros todos temos. Por isso, felizes aqueles que são capazes de ajudar outros nos seus erros, nos seus enganos. Felizes os que são verdadeiros amigos e não deixam ninguém frustrado.”


4. Um bom amigo não o compra com bens materiais

Papa Francisco diz: “Jesus não nos vende ilusão, porque sabe que a felicidade, a verdadeira felicidade, que preenche nossos corações não está nos adereços que usamos, nos sapatos que calçamos, na etiqueta de determinada marca. Ele sabe que a felicidade verdadeira está em ser sensível, em aprender a chorar com os que choram, em estar junto dos que estão tristes, em dar um abraço. Quem não sabe chorar, não sabe rir e, portanto, não sabe viver. Jesus sabe que neste mundo de tanta inveja e agressividade, a verdadeira felicidade passa por aprender a ser paciente, a respeitar o outro, não condenar nem julgar ninguém. A proposta de Jesus é de plenitude. Mas acima de todas as coisas, é uma proposta de amizade verdadeira, da qual todos necessitamos.”


5. Um bom amigo nos apoia e incentiva

Quando realmente valorizamos nossas amizades, damos o melhor de nós para elas. Sentimos alegria em colaborar positivamente para a felicidade e sucesso de nossos amigos.

O Papa Francisco nos ensina a sermos mais como Jesus em nossas amizades: “Não devemos ficar fechados em nós, mas para sair para o terreno, para devemos sair, fazer mais amigos. Espalhem a amizade de Jesus pelo mundo, onde estiverem, no trabalho, no estudo, por WhatsApp, Facebook ou Twitter. Quando saírem para dançar ou para tomar um bom refresco. Na praça ou no campo do bairro. É aí onde estão os amigos de Jesus. Não vendendo ilusão, mas apoiando os outros.”

São mensagens realmente poderosas, e que nos inspiram a trabalhar melhor em nós mesmos para nos tornar melhores amigos e também reavaliar nossas amizades, para ver se realmente estão nos ajudando a ser pessoas melhores.

Qual dessas mensagem mais tocou seu coração? Comente abaixo!


Direitos autorais da imagem de capa: Nacho Arteaga / Unsplash

Baixe o aplicativo do site O Amor e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.