5min. de leitura

O tempo não nos faz perder amigos, apenas nos ensina a reconhecê-los

Dizer que o tempo nos fazer perder amigos é equivocado. Na realidade, ele apenas nos ajuda a reconhecê-los no meio de todas as pessoas que temos ao nosso redor.

O tempo é um fator muito importante em nossas vidas. Quanto mais tempo vivemos, mais experiências acumulamos, e mais aprendemos sobre nós mesmos, as pessoas ao nosso redor e também sobre o mundo. Ele nos ensina lições muito importantes sobre como viver nossas vidas, e nos direciona sobre como construir relacionamentos significativos e saudáveis.


Conforme o tempo passa, percebemos que nosso círculo de pessoas próximas se transforma muito. Afastamo-nos de pessoas que considerávamos amigas e nos aproximamos de alguns com os quais nunca imaginamos que teríamos afinidade. Algumas vezes, também, percebemos que nos tornamos mais solitários, valorizando muito mais nossa própria companhia e amizade.

No entanto, no centro de tudo não está o tempo, mas sim as experiências que vivemos dentro dele, as mudanças que enfrentamos e as lições que aprendemos. Ao longo de nossas vidas, são muitas as situações que nos fazem mudar a forma como enxergamos os nossos relacionamentos e, consequentemente, as pessoas que mantemos ao nosso lado.

Existem alguns fatores que nos fazem repensar nossas amizades.

Muitas pessoas gostam de nós apenas na superfície, mas quando nos conhecem profundamente, com nossos defeitos, não são capazes de nos aceitar e nos amar como somos.


Em alguns casos, nem quando nos comprometemos a mudar coisas negativas em nós mesmos elas estão dispostas e nos ter em suas vidas. Nesses momentos, a amizade se prejudica seriamente e devemos entender que não podemos manter por perto aqueles que não são capazes de nos amar por quem somos.

Outra situação bem comum que nos faz avaliar aqueles que podemos considerar amigos é o difícil momento em que precisamos de ajuda. Quando passamos por momentos complicados em nossas vidas pessoais, a nível físico, emocional ou mental, vemos nos nossos amigos grandes fontes de inspiração, segurança e amor. Mesmo que as pessoas não nos possam oferecer um apoio profissional, podem nos tranquilizar com um abraço, palavras de motivação ou mesmo com um dia de diversão totalmente fora da rotina.

No entanto, muitas pessoas não estão dispostas a fazer nada que as tire de suas zonas de conforto, que exija que ofereçam mais do que estão dispostas a oferecer.


Em amizades saudáveis ​​existe empatia e equilíbrio, ambos estão presentes para apoiar o outro quando ele precisa, ainda que isso signifique deixar as próprias vidas e problemas de lado por uns momentos.

Nossos amigos também são reconhecidos por quão felizes se sentem com o nosso sucesso.

Quando estamos tristes, pode ser mais fácil demonstrar empatia, mas apenas as pessoas que nos amam de verdade ficam felizes com a nossa alegria e sucesso. A inveja é um sentimento muito negativo, e não cabe em uma amizade verdadeira.

Todas essas são situações que nos fazem aprender a identificar quais são nossos amigos de verdade, quem vale a pena ter por perto e quem não merece estar ao nosso lado.

Dizer que o tempo nos fazer perder amigos é equivocado. Na realidade, ele apenas nos ajuda a reconhecê-los no meio de todas as pessoas que temos ao nosso redor. Ajuda-nos a ver quem traz luz aos nossos caminhos e quem quer nos ver na escuridão.

Aproveite bem as lições que o tempo coloca em sua vida e aprenda a reconhecer os seus amigos de verdade. Os amigos valem ouro, e quanto mais cedo dos identificamos, mais momentos especiais podemos viver ao seu lado.


Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação desse material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.


Direitos autorais da imagem de capa: Oleksandr Pidvalnyi/Pexels.


Gostou da nossa matéria? Clique aqui para assinar a nossa newsletter e receba mais conteúdos.



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.