Antes sozinho do que em uma relação sem reciprocidade



O amor mais importante e poderoso que podemos cultivar é o amor-próprio. Quando o temos, sabemos que não precisamos insistir onde não há reciprocidade.

Muitas pessoas passam por nossas vidas, mas poucas ficam. Essa é uma grande verdade e vale também para os relacionamentos românticos. Queremos que alguém esteja conosco para sempre, mas as coisas não funcionam assim. Cada um tem a sua jornada e se a história dessa pessoa não for compatível com a nossa, em algum momento, ela deixará nossas vidas.

Não sabemos muito bem como lidar com as perdas, mas devemos entender que muitas vezes teremos que desapegar de alguém que amamos. Nossos sentimentos nem sempre são correspondidos, e não vale a pena desperdiçarmos tudo aquilo que temos a oferecer com alguém que não quer estar ao nosso lado.

Se precisamos nos esforçar muito para ter alguém conosco, é porque essa pessoa não faz parte de nossa história. Tentar prendê-la é desperdiçar nossas energias e oportunidades com a pessoa certa.

Lidar com a dor da perda pode ser algo muito complicado, mas precisamos aprender a escolher a nós mesmos e a nossa própria felicidade, acima de qualquer outro sem sentimento, porque seremos nossa única companhia garantida até o fim de nossas vidas. Por isso, precisamos nos fazer felizes por conta própria.

Um relacionamento sem reciprocidade nunca nos trará a felicidade e realização que esperamos.

Podemos até ser bem-sucedidos em manter a outra pessoa ao nosso lado por um tempo, mas vamos conviver com o sentimento de incompletude e culpa, porque estamos forçando alguém que não nos ama a estar conosco apenas por não conseguirmos aceitar o fato de que não somos correspondidos.

Nenhum de nós merece viver infeliz. Devemos tirar de nossas mentes a ideia de que um relacionamento é uma parte fundamental da felicidade, pois não é.

O amor mais importante e poderoso que podemos cultivar é o amor-próprio e quando o temos, sabemos que não precisamos insistir onde não há reciprocidade, porque temos dentro de nós mesmos tudo o que precisamos.



Você não merece amores pela metade, você merece o melhor, e o melhor amor só chegará em sua vida quando aprender a se despedir de tudo aquilo que não deveria ter lugar em seu coração e entender que está tudo bem ficar sozinho o tempo que for necessário.

Quando a companhia certa chegar, não será para preencher faltas, mas para transbordar, porque você já é completo por si mesmo.

Adote o lema “antes sozinho do que em uma relação sem reciprocidade” e cuide mais do seu coração, isso o ensinará a cultivar uma vida muito mais saudável e feliz!


Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação desse material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.


Direitos autorais da imagem de capa: Bruce Mars/Pexels.






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.