publicidade

Autoestima: quando a pessoa está de bem consigo mesma, centrada, os fatores externos não interferem em sua vida!

Se abrirmos o dicionário na palavra estima vamos encontrar o seguinte: “sentimento da importância ou do valor de alguém ou algo; apreço, afeição, amizade”. Autoestima consiste em sentirmos tudo isso por nós mesmos em primeiro lugar. Hoje é muito comum em ouvirmos as pessoas dizeres que estão com a autoestima baixa. Muitas pessoas se olham no espelho e não gostam do que veem. E quanto mais se olham mais defeitos encontram e menos amam a si mesmas.



Nos relacionamentos a cobrança é demasiadamente grande, e envolta em tantas insatisfações fica a certeza de que tudo está mal em sua vida por causa do outro.  Foi o vizinho que a deixou mal humorada, o namorado que a decepcionou, a melhor amiga que não a ouviu quando ela precisava. E assim tudo de ruim que acontece em sua vida é culpa do outro.

AUTOESTIMA - FOTO 02

Quando a pessoa está de bem consigo mesma, centrada, os fatores externos não interferem de maneira tão intensa em sua vida. Quando qualquer pessoa descobre seus prazeres, suas limitações e toma posse de si mesma, naturalmente tem a consciência de que tudo que acontece em sua vida – de positivo, negativo- é de responsabilidade apenas dela, já que tem o poder de escolha.

Richard Simonetti em uma de suas histórias contadas no livro Uma Razão Para Viver escreve: “Não tente mudar o mundo impondo sua maneira de ser aqueles que o rodeiam. Só nos é lícito e necessário mudar a nós mesmos, no empenho por superarmos os aspectos negativos de nosso comportamento”.


Baixe o aplicativo do site O Amor e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.