Não tenha medo de fazer as coisas sozinho(a), porque, no fim do dia, você sempre será sua melhor companhia!

4min. de leitura

Fazer as coisas sozinho(a) ainda é um grande tabu para muitas pessoas, e isso está muito relacionado a como a sociedade trata esse hábito.



De maneira geral, as pessoas que costumam ser a própria companhia – e gostam disso – são vistas como estranhas para a maioria daqueles com os quais convivem. Muitos não conseguem entender o que leva alguém a ficar sozinho, em um planeta tão populoso.

Para essas pessoas, o hábito de fazer as coisas sozinho é digno de pena, porque é algo que apenas os excluídos fazem. É difícil para elas imaginar que alguém possa sentir que é sua melhor companhia. Mas, apesar de soar tão estranho esse comportamento, a verdade é que alguém passar mais tempo consigo mesmo – e valorizar isso – é algo transformador.

Geralmente, o amor à própria companhia é uma jornada individual. Conforme amadurecemos, começamos a perceber que a presença de outras pessoas pode ser algo muito bom, mas que estarmos confortáveis conosco mesmos, sem precisar de ninguém perto, é impagável.


A autocompanhia é muito subestimada. Fazer as coisas sozinho ou ficar sozinho não é algo ruim, muito pelo contrário, ajuda-nos a descobrir mais sobre nós mesmos e a sermos muito mais felizes com quem somos.

Tantas pessoas já tiveram o desejo de ser mais próximas de si mesmas e pegar um cinema ou jantar sozinhas, mas foram impedidas pelo julgamento da sociedade. Esse é um hábito que precisamos mudar.

Estar em paz, na própria companhia, é a verdadeira liberdade. Alguns dos melhores momentos de nossa vida podem ser acompanhados por nós mesmos, porque poucas pessoas são tão felizes quanto aquelas que se tornam suas melhores amigas.


Nem sempre as outras pessoas terão os mesmos desejos – e oportunidades – que nós.

A vida se apresenta de forma diferente para cada um, e devemos aproveitá-la ao máximo, e não nos limitarmos por falta de alguém ao lado; somos o próprio lar. É muito bom vivermos no próprio ritmo, sem depender de ninguém, fazer o que realmente gostamos e criar memórias que nunca poderão ser estragadas por outra pessoa.

Fazer as coisas sozinhos nos permite organizar nossos pensamentos e sentimentos, e agir em nosso tempo, com autossuficiência e sem a dependência negativa de ninguém.

Essa é uma decisão da qual ninguém se arrepende, porque é libertadora.

Não se limite pela opinião de outras pessoas ou por medo de julgamentos. Faça tudo aquilo que desejar, mesmo que não tenha uma companhia, porque a sua vida é importante demais para ser limitada por conta de outra pessoa.

Faça as coisas sozinho, viva a sua vida e cria memórias. Aproveite a própria companhia e aprenda a ser feliz sem outra pessoa ao seu lado, esse é o maior presente que podemos oferecer a nós mesmos.

 

Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos. Direitos autorais da imagem de capa: Atikh Bana/Unsplash.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.