3 maus hábitos que podem desestabilizar qualquer relacionamento

5min. de leitura

Como terapeuta de casamento, uma das perguntas que mais ouço de minha família e amigos é: O que devo fazer para que eu e meu parceiro não precisemos de terapia de casal? Como esposa, eu entendo: você quer saber o que está errado em outros relacionamentos para que possa evitar no seu.



Infelizmente, não há nenhuma lista mágica que irá garantir a felicidade conjugal. Mas eu já vi casais suficientes na minha vida profissional, e posso oferecer uma luz e informar os três maus hábitos que vejo nos casais infelizes que se sentam em meu sofá.

1. Evitar o confronto e conflito

Culturalmente aceitamos a ideia de que casais felizes não brigam. Não estou sugerindo que os casais precisem discutir toda hora para permanecerem juntos, mas a comunicação honesta de suas necessidades e pensamentos é crucial.

Não existem dois seres humanos vivos que vão concordar em tudo, e sempre atenderão às necessidades e expectativas do outro; e isso é parte da emoção de estar junto com alguém. O perigo não está no conflito, mas em evitar temas difíceis e ignorar seus sentimentos.


Muitas vezes, os casais pensam que o conflito é um sinal de que a relação está caindo aos pedaços. Eu gostaria de lembrar a todos que a raiva e a frustração não são opostas ao amor; a indiferença é. Quando você parar de falar você para de se conectar, e esse é o perigo real. Está procurando por conflitos produtivos? Existem inúmeros livros e profissionais qualificados para ajudá-lo a desenvolver melhores habilidades.


2. Procurar por amigos e família em tempos de crise, ao invés de seu parceiro

Se vocês não concordam em uma questão importante, é muito mais fácil procurar um amigo ou membro da família que partilha a sua posição, em vez de enfrentar o conflito com seu parceiro. O problema é que uma relação duradoura é sobre parceria, e parceria significa duas pessoas, e não um comitê.

Amigos e familiares podem oferecer apoio, amor e incentivo para o seu relacionamento, mas quando os tempos são difíceis, eles não podem se tornar seu escape para o conforto.


A fim de estabelecer uma conexão profunda e significativa, vocês devem aprender a resistir às tempestades como uma equipe, contando com o outro em primeiro lugar. Isso requer uma comunicação honesta e uma vontade de ser vulnerável com o outro. Nem sempre os problemas serão inexistentes, mas se quiser ficar longe de grandes conflitos conjugais, você precisa estabelecer limites claros em torno de seu relacionamento.


3. Ser demasiado ocupado para se divertir

Brincar é a atividade mais subestimada na idade adulta! Muitas vezes os casais traçam uma rotina regular e esquecem a diversão de estarm juntos.

Nós somos atraídos para o que é novo e excitante, então se você quer que seu relacionamento se mantenha saudável, tem que inovar.

Uma das maneiras mais fáceis de fazer seu relacionamento vulnerável à infidelidade é cortar a diversão. Se vocês não estiverem se divertindo um com o outro, não vai demorar muito para começarem a perceber quão divertido todo mundo parece ser e quererem isso para si.

Se estiver faltando o lado divertido em seu relacionamento, planeje algumas atividades para fazerem juntos antes de decidir que seu parceiro é o problema. Você ficará surpreso com a rapidez com que um pouco de brincadeira pode mudar as coisas.

Então, essas são dicas! Três padrões de comportamento para evitar afim de nutrir seu relacionamento. É claro, uma variedade de outros problemas podem surgir nos relacionamentos, mas na minha experiência, os casais que evitam esses padrões de comportamento estão no caminho de uma vida feliz e gratificante.

Estas questões não são uma varinha mágica. Elas não irão tirá-lo da estagnação e transportá-lo para a vida dos seus sonhos do dia para a noite, mas oferecem uma nova maneira de ver a si mesmo e sua situação. E, às vezes, uma nova perspectiva é exatamente o que você precisa para conseguir começar a mudar sua vida.

 

___

Traduzido pela equipe de O Segredo

Fonte: Mind Body Green

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.