Amor não se exige, amor se dá

O amor é um dos sentimentos mais fortes e genuínos que podemos experimentar, e é por isso que ele não pode ser forçado.

O amor deve surgir naturalmente, de dentro de nós, e crescer com liberdade e tempo, para que possa se tornar essa força tão poderosa que conhecemos. Quando tentamos apressar as coisas, ou até mesmo fazer com que alguém nos ame sem que realmente deseje, estamos apenas nos afastando da essência do sentimento e nos privando de viver experiências positivas ao lado de alguém que nos corresponda.

Quando amamos alguém, esse sentimento parece dominar nossos corações e nos fazer querer compartilhar tudo com essa pessoa, fazer planos e imaginar um futuro ao seu lado.

No entanto, também temos que ter a consciência de que não é só porque estamos investindo tudo o que podemos, que a outra pessoa obrigatoriamente deve nos corresponder.

O amor simplesmente acontece ou não, e todos nós merecemos mais do que implorar pelo sentimento de alguém.

O amor não vem com garantias, entregar-se para alguém não quer dizer que esse alguém também se entregará a você. É complicado, mas é assim que as coisas são.

Da mesma forma que o amor surge naturalmente em nossos corações, também deve surgir no coração da outra pessoa, e se isso não acontecer, temos que seguir em frente, sem nos vitimizar ou fechar nossos corações.

Nunca poderemos mandar nos sentimentos alheios. A única coisa que podemos fazer é nos preservar para que, caso não sejamos correspondidos, possamos levantar a cabeça e agir com maturidade, permitindo que o outro siga seu próprio caminho, assim como seguiremos os nossos.

Nós gostamos de ter nossos sentimentos e decisões respeitadas, mas nem sempre respeitamos os sentimentos das outras pessoas.

Se alguém não gosta de você como um parceiro romântico e prefere ter apenas a sua amizade, respeite. Se você está gostando de uma pessoa que não quer ter algo sério com você, nem mesmo sua amizade, respeite também.

Não temos o poder de exigir amor, carinho ou proximidade, e quando aprendemos a respeitar ao invés de exigir, amadurecemos e permitimos que amores verdadeiros e saudáveis entrem em nossos caminhos.

O amor é lindo e traz muitas coisas boas para nossas vidas, mas quando é fruto de insistências não é pleno e não nos traz aquilo que sempre desejamos.

Portanto, ao invés de exigir amor daqueles que não querem oferecê-lo, ame a si mesmo e siga o seu caminho com dignidade, porque no tempo certo o amor verdadeiro o encontrará e tudo será fluido e saudável.

Até lá, cuide do seu coração e respeite os sentimentos e os momentos de cada um em sua vida.


Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação desse material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.


Direitos autorais da imagem de capa: Inna Lesyk.




Deixe seu comentário