Nem toda história de amor acontece por acaso

7min. de leitura

Todo mundo tem aquela amiga que conheceu seu parceiro em uma história típica de princesa. Talvez ele tenha visto ela dirigindo por aí e se apaixonado instantaneamente. Depois, talvez ele tenha anotado a placa do carro da moça para poder encontrá-la um dia. E talvez a iniciativa dele tenha dado tão certo que os dois estão juntos e felizes até hoje.



Talvez.

Para a maior parte das pessoas, porém, as coisas não são tão mágicas. O mais provável é que não sejam nem tão fáceis. Poucas coisas no mundo requerem apenas que a gente sente e espere. Todas as outras exigem iniciativa, paciência ou esforço, ou mesmo uma combinação de tudo isso.

Eu acredito que muitas vezes o que dificulta a vida da mulher no amor é ver desenhos demais da Disney, acreditando em todos eles. Aquela coisa de príncipe encantado, sabe? Eu vou mais além. As comédias românticas, ou aqueles filmes de amor que nos arrancam lágrimas e suspiros, também colaboram para a formação de ideias irreais sobre relacionamentos. Pior ainda, dão a ideia errada de como funciona o processo de aproximação de um casal. E quer saber? Muita mulher sai perdendo um bom relacionamento porque sonha com algo que não existe.


John Gray, renomado autor de “Os homens são de Marte e as mulheres são de Vênus”, costuma dizer que o maior inimigo da mulher madura é sonhar com fantasias. Assim, ela acaba não percebendo que o sucesso no amor não é um destino escrito nas estrelas. Em vez disso, é um caminho a ser trilhado. O dia a dia oferece uma infinidade de oportunidades de ação. Se nos afastamos de expectativas irreais, será muito mais fácil descobrir ações palpáveis que podem nos colocar na direção certa.

É bem improvável que você perca um sapatinho de cristal por aí. Aliás, é bem difícil que alguém tenha um. Então por que imaginar que sua história vai começar assim? Por que se acomodar em sua torre de princesa esperando o resgate, quando o mais provável é que você nem jogue suas tranças pela janela? Se você parar para pensar, até as princesas dos contos de fada fizeram a parte delas. Então, está na hora de você fazer a sua.

A ordem do dia é deixar de esperar passivamente para elaborar planos de ação. Que tal começar de um ponto simples? Avalie sua rotina, por exemplo. Que espaço você deixou em suas atividades diárias para conhecer alguém? Seu comportamento atual está estimulando a aproximação de pessoas novas? Ao caminhar pelas ruas, você olha tanto para o mundo como espera que o mundo olhe para você?


Quero deixar claro que não há nada de errado em ser sonhadora e, muito menos, em ser romântica. Eu me considero a mais romântica e sonhadora das mulheres. Porém, o que não dá para fazer é esperar sentada que o universo dê a você aquilo que não busca com clareza. Espere o par certo para você, mas quem é ele? O quanto sabe sobre seu estilo de homem? E estou falando de homem real, logicamente! Encontre na sua mente esse homem real e faça planos para o futuro com ele, ainda que imaginário por enquanto. Mas não deixe de assumir as rédeas de sua busca.

Uma boa pedida é avaliar o presente, as oportunidades que cria e aquelas que ainda pode criar. O hoje é nosso ponto de partida e usamos o passado como expêriencia e aprendizado. Que tal fazer um balanço do passado e encontrar aquela fase em que foi mais fácil conhecer gente nova? Quem sabe os acertos do passado possam ajudar a criar energia e respostas no seu momento presente…

É importante lembrar que, enquanto espera pela pessoa certa, você também tem todo o tempo do mundo para se tornar aquilo que gostaria de encontrar. Aposte nos seus pontos positivos, tente eliminar aquelas coisas que não ajudam mais. E sabe que o final da história pode ser tão bonito quanto o de uma fábula?

Quando a pessoa certa finalmente chegar, encontrará você mais forte, mais plena. Você também se conhecerá melhor e estará pronta para reconhecer o momento de entrar de cabeça no relacionamento.

Pode ser bastante emocionante assistir a um príncipe acordando sua amada com um beijo. Mas expectativas realistas e autoconhecimento ajudam muito mais na hora de garantir o tal do “felizes para sempre”.

 

 

5555A Life Coach Miria Kutcher é autora dos programas de coaching “Pronta para o Amor” e “A Roda do Sucesso”. Seu trabalho pode ser visto no site www.miriakutcher.com.br

Eterna estudiosa da alma e dos desejos humanos, Miria Kutcher aprendeu programação neurolinguística, EFT (sigla em inglês para Técnicas de Libertação Emocional), Coach e Espiritualidade com mestres de renome nos EUA – como Alina Frank, Bobbi Gemma e John Gray (autor de Homens são de Marte, Mulheres são de Vênus, Editado no Brasil pela Editora Rocco). Estudou PNL pensando em ouvir melhor às clientes do seu SPA e poder ajudá-las em seu cotidiano. Brasileira radicada nos EUA, atualmente faz sessões de Coaching individuais e em grupo, presenciais e online.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 17/03/2015 às 3:15






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.