Pessoas negativas precisam de ajuda, como todo mundo

4min. de leitura

Reconhecer a toxicidade é o primeiro passo para aprender a evitá-la.



Aprender a reconhecer e ter coragem de admitir que pessoas e situações podem ser tóxicas para a gente parece bem simples, mas a verdade é que, às vezes, temos dificuldade de admitir que pessoas que amamos podem ser tóxicas para nós.

É importante lembrar que ser tóxico não é o oposto de ser amado.

O amor deve sempre ser mais forte

Alguém que nos ama muito também pode ser negativo e aprender a admitir isso é algo maravilhoso, além de ser um grande passo para que aprendamos a contornar situações que não nos agradam, tornando o amor mais forte do que qualquer outro sentimento.


Algumas pessoas nos são tóxicas, em alguns momentos, e está tudo bem com isso. A toxicidade é situacional, ou seja, não se é tóxico, mas se está tóxico.

Pessoas negativas precisam de ajuda, como todo mundo

Quando reconhecemos que alguém está tendo uma atitude negativa, que nos afeta, é hora de respirar fundo, acalmar a mente, ativar nosso gene de empatia e levantar as seguintes possibilidades: essa atitude negativa é por causa de algo que eu fiz? Se eu errei, como posso melhorar? Se não foi algo que fiz, eu posso ajudar essa pessoa negativa? Como? Aqui vale lembrar que, às vezes, a melhor ajuda é simplesmente se retirar da equação e se afastar da situação.

Tenha compaixão de você!

Em certas situações, a pessoa mais tóxica e prejudicial para nós somos – respire fundo – nós mesmos. É preciso compreender e reconhecer as situações quando nós mesmos não nos damos o apoio e o amor que merecemos. Seguindo a mesma lógica de antes, devemos nos perguntar: o que eu posso fazer para ser mais gentil comigo mesmo? Eu consigo lidar com isso sozinha ou preciso de ajuda? Com quem eu posso conversar para pedir ajuda?


Depois de avaliar, com calma, a situação, devemos sempre escolher aquilo que nos faz bem, sem prejudicar ninguém, e seguir em frente.

Eu sou uma pessoa forte, eu sou um sobrevivente. Eu escolho ser gentil comigo mesmo e escolho começar a construir os meus sonhos, dando um passo de cada vez. Sabendo que sou protegido, amado e perdoado, eu escolho caminhar e viver mais um dia com minha cabeça erguida e com esperança de uma vida melhor no futuro, fruto do trabalho de hoje. O meu pensamento positivo é mais forte do que a negatividade. Eu me encho de luz e sigo firme rumo à minha realização pessoal, profissional, emocional e espiritual.

 

Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Amor: 123RF Imagens.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 05/01/2020 às 2:03






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.