Vergonha

3min. de leitura

Para algumas pessoas, a vergonha é tão forte que vira até um monstro, um obstáculo para atingir a felicidade. Geralmente, ela aparece quando você é solicitada para alguma coisa e começa a ter medo do próprio desempenho. Medo de fazer feio, de dar um fora e ser objeto de gozação. Enfim, medo do ridículo.



O que muita gente não sabe é que a envergonhada tem a pretensão de ser a certinha. Ela sempre quer agir de uma forma padrão, aquela que ninguém contesta. Ou seja, é a nossa maldita vontade de ser a perfeitinha entrando em cena.

Vergonha é a doença de gente pretensiosa. Aquela pessoa que pretende ser o que não é que quer ter certa qualidade só para impressionar e ter a aprovação e o respeito de todos. Sabe o que isso significa? Que ela está dando muito poder a terceiros.

Assuma a pessoa que você é. Respeite-se. Coloque-se em primeiro plano. Quando a gente tem receio de dar um fora é sinal de que estamos nos vendo como uma porcaria, e isso não é verdade. Quem quer causar boa impressão nos outros geralmente se dá mal. Quando está preocupada com seu desempenho, você se engasga, se atropela, se constrange e acaba produzindo o pior.


Por outro lado, quando se despreocupa da sua imagem, você se sente confortável, espontânea e criativa. E algumas qualidades da sua essência vêm à tona, como o bom humor, a esperteza, as boas ideias, as tiradas engraçadas e inteligentes. É como aquela pessoa simpática, interessante e apreciada por todos.

Quando você tem a ilusão de que agradando aos outros vai conquistar alguma coisa, na verdade está se negando. E a vida lhe trata como você se trata. Se quer realmente acabar com a vergonha, comprometa-se com a sua verdade. Não dê poder aos outros, não se diminua, aprenda a dizer “não” sem receios. No início é difícil, mas depois vai perceber como as pessoas vão passar a admirar você. Todo mundo admira aqueles que têm coragem de ser o que são. Assuma o seu poder e a sua verdade e conquistará respeito e também dignidade.


Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.