Tem um sonho? coragem e vá em frente!

7min. de leitura

Um dia, me peguei pensando que a parte mais desafiadora de se realizar um sonho, não era realizá-lo de fato, muito menos projetá-lo, tão pouco ter sucesso com ele. O desafio é: ter coragem de dar a cara à tapa e dizer a si mesmo “vou começar e insistir até chegar lá”. É que a mesmice apetece a muitos. Sem falar que o comodismo é mais confortável que os desafios. E o medo, paralisador. Muitos enterram seus sonhos, mentindo a si mesmos, dizendo ser algo impossível. Até que a pessoa tenha coragem para decidir realizar, realmente: é algo impossível mesmo.



O que talvez você não saiba, é que após o planejamento e pensar na execução, você está à meio caminho do sonho. A coragem te fará mover montanhas. A crença em conseguir e a vontade de ver o sonho acontecendo, farão de você a pessoa mais maluca do mundo. E a mais chorona também, quando ver o sonho, ali, pronto, diante dos seus olhos. Certamente vai lembrar dos “nãos” que ganhou, das pessoas que disseram que era loucura e também das vezes que pensou em desistir e disse a si mesmo que era utopia.

Acredite, o mundo gira a seu favor e dá muitas voltas, quando você decide trilhar o caminho da realização de um sonho. Quem te escreve sobre isso, não é uma sonhadora, vazia. É alguém que desejou, projetou, quebrou a cara, correu atrás e realizou muitos sonhos. E não pára! Está sempre em busca de mais. Por que sonhos são impulsionadores da vida humana. Augusto Cury, em ‘Nunca desista de seus sonhos’, colocou bem na contracapa: “A presença dos sonhos transforma os miseráveis em reis, e a ausência dos sonhos transforma milionários em mendigos”. Se souber diferenciar o que é ser sonhador do que é viver com a presença de sonhos, você já tem boas chances de chegar lá.

Destaquei 7 dicas práticas e importantes para ajudar na realização do sonho:


1.Não fique como galinha, que bota o ovo e canta, canta, canta em alto e bom som

A inveja tem os ouvidos atentos e um olhar observador. Talvez a pessoa que está ao seu lado e finge ser amiga e confiável, é a que mais tem inveja. Conte ao mínimo de pessoas possível. E vá fazendo etapas e etapas até ver tudo acontecendo, que será o melhor.


2. Decida ir em busca dele

Projete. Busque meios de realizá-lo. Praticamente nada cai do céu em suas mãos. Não tente ganhar na loteria ou coisa do tipo, para começar a realizar o sonho. A única coisa que você precisa é: pé no chão e coragem.


3. À medida que as coisas forem acontecendo, vá tocando o projeto, sem contar pra ninguém

Quanto menos pessoas souberem, melhor. Principalmente do seu círculo de “amizade”. Já dizia meus Avós: “Amigos seus, somos nós. Esses que dizem ser seus amigos, quando você estiver na pior, serão os primeiros a dar desculpas”. É verdade. Amigo mesmo, é aquele que você liga às 3 da manhã, pede ajuda e ele ajuda, independente se está calor ou frio, chovendo ou não. Se você tiver tantos amigos quanto os dedos das mãos, considere-se um milionário! O normal é contá-los nos dedos de uma mão só.



4. Tente realizá-lo sem ajuda alheia

Talvez você encontre quem se solidarize e te ajude, mas o normal é as pessoas dizerem coisas para te desanimar ou dar parabéns e não ajudarem com absolutamente nada. Programe-se para realizá-lo com seu próprio suor. Isso vai te dar um gostinho de vitória mais saboroso, quando estiver “com ele em mãos”.


5. Quando as pessoas notarem o brilho no seu olhar, disfarce!

A reta final vai te deixar maluco (a) para contar aos quatro ventos que você finalmente conseguiu. Mas se segure. Só poderá contar, quando estiver de fato, com você. Até no último momento as coisas podem dar errado. E a inveja pesa… você não vai querer ver o sonho dar errado aos 46 do segundo tempo.


6. Pés no chão. Sempre.

Sonhar e realizar, ter presença do sonho é muito diferente de “ser um sonhador”. Quem tem sonho, tem plano, objetivo, coragem, define prioridades e coloca atitudes em prática. Quem é sonhador, é iludido com a vida, pé na lua e normalmente fala sempre em coisas absurdas que jamais poderá realizar. Cuidado, ao optar em ser sonhador, pois, isso pode te transformar em alguém frustrado.


7. Realizou? Não se julgue melhor que ninguém e seja grato!

Muita gente deixa a soberba tomar conta quando se vê com o sucesso “em mãos”. Tem uma frase bem forte que diz: “quer conhecer alguém? Dê a ela poder”. É verdade isso! Se você passar a se achar melhor que os outros, pode ser que tudo que você projetou comece a afundar. Seja “apenas” grato.

Muitos vão dizer para você parar de sonhar. Dizer que é besteira. Deixe esses absurdos de lado. Não desista do que você quer, do que grita dentro de você e seja firme. Ao menos uma pessoa nesse mundo vai caminhar ao seu lado em busca desse sonho, dê valor a ela, agradeça à Deus pela existência dela e acredite. Atitudes e coragem te farão uma pessoa capaz de realizar. E esse “realizar sonhos” implica em mudanças. Seja forte e determinado. São desconfortos momentâneos, mas que vão gerar satisfação. Quando realizar um sonho, parta pro próximo e assim, caminhe.

Boa sorte!

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 02/03/2016 às 2:35






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.