8 formas de provar que as pessoas que não acreditam em você estão erradas

9min. de leitura

Talvez uma das maiores dificuldades de quem começa um projeto pessoal, é ouvir o feedback dos outros. A grande maioria das pessoas, talvez por se verem presas ao sistema, tendem a criticar, desmotivar, apontar razões pelas quais você deveria desistir, e tentar te convencer de que você está ficando louco. Muita gente empaca nessa parte do processo – a pessoa tem a ideia, tem o sonho, sente o chamado, começou a arquitetar como realizar, mas ao ouvir tantos feedbacks negativos (inclusive das pessoas que amamos, apesar delas não fazerem por mal), o medo do fracasso toma conta e assim muitos sonhos vão parar na gaveta.



Por isso, no texto de hoje, vamos listar algumas formas de driblar a negatividade nessa fase que é a mais difícil – porém a mais importante, que é dar o primeiro passo. A gente nunca sabe quantos degraus a escada terá, mas subir o primeiro, e sequencialmente ir subindo um por vez, é o que vai te fazer chegar lá. Por isso, é muito importante se manter fortalecido nessa fase. Anote as dicas:

1) Tenha certeza que está apostando em algo que faz o seu coração vibrar

Pode parecer clichê, mas sempre que temos uma ideia e sempre que ela nos traz aquele frio na barriga e aquela empolgação, é o sinal mais importante de que você está indo na trilha certa. Se a ideia te parece legal, mas se no fundo, ela não te provoca aqueles arrepios, então talvez seja melhor pensar melhor. Os desafios de construir um projeto novo são gigantescos, e para conseguir superá-los, é preciso estar lidando com algo que você ama ou acredita de verdade. Se não for assim, nem comece para não se frustrar, pois as chances de você desistir no meio do caminho são enormes.

2) Não leve as críticas pelo lado pessoal

Talvez essa seja uma das partes mais difíceis do processo. Sempre ficamos chateados e impactados quando ouvimos feedbacks negativos ou desmotivadores sobre a nossa ideia, principalmente se eles vêm de pessoas que amamos. Por isso, nessa fase, é preciso ter a frieza de analisar as críticas pelo lado bom. Às vezes um feedback de um amigo que parecia negativo, pode te ajudar a pensar em como deixar o projeto mais redondo. Às vezes as pessoas de fora conseguem enxergar detalhes que você não vê, e ajustar essas pontas é importantíssimo para o desenrolar da ideia. Ou seja – sempre que for compartilhar a ideia com alguém, esteja pronto para ouvir as críticas, e não as enxergue como algo que vai te desmotivar, e sim como algo que vai ajudar a melhorar o seu projeto.


3)  Trabalhe mais do que as pessoas ao seu redor

Talvez esse seja o item mais importante de todos. Tem um ditado que diz que se você quiser alcançar resultados diferentes, precisa fazer coisas diferentes, e isso envolve trabalhar mais do que as pessoas estão dispostas a fazer. Tem gente que acha que apostar num sonho e trabalhar com o que se ama significa trabalhar menos. Ledo engano. Todo novo projeto precisa de muito suor, muita ralação, muitas noites sem conseguir dormir, muitos finais de semana sem folga, dentre outros. Essa é a única forma de tirar o seu projeto do papel. Uma ótima ideia sem esforço não significa nada. Todo mundo tem ideias ótimas, mas poucas pessoas conseguem tirá-las do papel. É claro que conforme a sua ideia for dando certo e com o passar do tempo, o ideal é que você consiga voltar a trabalhar um pouco menos (mas não se anime muito, quem é empreendedor raramente consegue trabalhar pouco, apesar de ter outros benefícios!), até porque seu rendimento financeiro vai aumentar, você vai poder contratar uma equipe e assim vai conseguindo delegar uma parte das suas funções. Mas nunca se esqueça: todo projeto bem sucedido envolve 99% ralação e 1% inspiração.

4) Faça caipirinhas com os limões

Essa também é uma parte dificílima do processo, mas essencial: não desistir. Se te conforta um pouco, saiba que é assim para todo mundo. No começo, você vai se deparar com muitos obstáculos que você jamais poderia prever. E eles não param: você supera um e vem logo outro na sequência. A gente sempre brinca que é o cosmos dizendo: “ah você quer isso mesmo? Então me prove!”. Só os fortes permanecem de pé. A vontade de desistir pode bater com frequência, mas é preciso resistir. Nessas horas, fale com pessoas otimistas, leia histórias de pessoas de sucesso que tiveram que superar crises, enfim, não deixe que o desânimo faça com que você interrompa um sonho. E tem mais: depois que você fizer várias caipirinhas com os limões que a vida te oferece, o prazer de desfrutá-las vai compensar todo o esforço.

5) Fale menos, faça mais

Uma coisa que observamos na nossa trajetória é que falar demais antes de fazer é garantia de fracasso. Várias coisas podem surgir no caminho e você pode acabar com a fama de mentiroso. Então, se controle. Compartilhe suas ideias somente com pessoas que confia, e que acha que podem ser úteis no processo, principalmente se elas ainda não saíram do papel. Trabalhe mais e fale menos. E então, quando as coisas estiverem andando, quando o projeto tiver nascido, então você pode compartilhar no FB, contar pra tias de longe, mandar release pra jornalistas, e tudo o que quiser. Mas até lá, lembre-se: segure a boca (e as mãos no teclado).


6) Busque a maior quantidade de referências que conseguir

Raramente uma ideia é totalmente nova. Antes de você, provavelmente outras pessoas tiveram ideias parecidas e trilharam caminhos parecidos. Por isso, uma forma inteligente de alcançar o sucesso é aprender com os erros dos outros. Se outras pessoas já tentaram antes e viram que não deu certo, para que insistir no mesmo erro? Isso também vale para as referências positivas. Leia a maior quantidade de biografias que puder, assista a entrevistas/palestras/vídeos, quando possível, entre em contato com a pessoa para trocar ideias, enfim, se cerque de referências para que você esteja mais preparado para encarar os desafios da jornada.

7) Tenha uma rede de contatos

Networking é (quase) tudo na vida. Cultive uma rede de contatos interessante, seja gentil e atencioso com as pessoas, ajude sempre que for possível, e com certeza você vai ir construindo uma base de contatos que vai te ajudar muito na hora de levantar o seu projeto. Às vezes uma pessoa que você nem imaginava, pode ter a solução para aquele problema que está te tirando o sono. Por isso, construa relações pessoais e cuide bem delas – vai valer a pena no futuro, com certeza. E não é questão de ser interesseiro: ter uma networking significa ajudar e ser ajudado.

8) Quando conseguir chegar lá, inspire outras pessoas a fazer o mesmo

Precisamos fazer a roda do universo girar. Se você conseguiu obter sucesso, agora é o seu papel retribuir isso inspirando outras pessoas. Ninguém chega a lugar nenhum sozinho, então se você conseguiu realizar os seu sonho, é a sua obrigação ajudar outras pessoas a conseguir também – não importa a forma. Lembre-se de como era difícil o começo e lembre-se de como foi essencial poder contar com a ajuda e inspiração de outras pessoas. Se você retribuir isso, com certeza mais coisas boas virão para você.

 

**
Texto escrito por  Jaque Barbosa e Eme Viegas – Nômades Digitais

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 08/11/2014 às 18:55






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.