Mantenha uma atitude positiva e siga em frente!

7min. de leitura

Como indivíduo, você está continuamente confrontando com desafios, dificuldades e reveses temporários. Eles são uma parte inevitável do ser humano. Aprendendo a gerir o estresse e responder com uma atitude positiva a cada desafio, você vai crescer como pessoa e começar a avançar na vida. Na verdade, sem esses contratempos, você poderia não ter aprendido o que você precisava saber e desenvolvido as suas qualidades que tem hoje.



Muito de sua capacidade de ter sucesso vem da maneira de como você lida com a vida e administra o stress. Uma das características das pessoas mais resolvidas é que elas reconhecem a inevitabilidade das decepções temporárias e das derrotas, e as aceitam como uma parte normal e natural da vida. Eles fazem todo o possível para evitar problemas, mas quando os problemas vêm, pessoas superiores respondem com uma atitude positiva, aprendem com eles e mantém a busca na direção de seus sonhos.

Há uma tendência natural em todos nós de reagirmos emocionalmente quando nossas expectativas são frustradas de alguma maneira. Quando algo que queríamos e esperávamos não se concretiza, sentimos uma sensação temporária de desilusão e infelicidade. Podemos nos sentir desiludidos e reagir como se nós tivéssemos recebido um soco no “peito emocional”.

Gerir os desafios com uma atitude positiva

A pessoa otimista, no entanto, sabe como controlar o estresse em situações difíceis e logo se move para além desta decepção. Ela responde rapidamente para o evento adverso e interpreta como sendo temporária, específica e algo que passará. O otimista responde com uma atitude positiva, sabe como gerenciar as dificuldades e luta contra os sentimentos negativos reformulando imediatamente o evento para que ele pareça positivo de alguma maneira.


Uma vez que sua mente consciente pode conter apenas um pensamento por vez, seja positivo ou negativo, se você escolher deliberadamente um pensamento positivo para habitar sua mente e ser uma pessoa otimista e com suas emoções positivas. Uma vez que seus pensamentos e sentimentos determinam suas ações, você tenderá a ser uma pessoa mais construtiva, e você vai começar a seguirem frente e mais rapidamente em direção as metas que você selecionou.

Tudo se resume à forma de como você fala para si mesmo. Em nossos cursos de resolução de problemas e decisões, nós encorajamos as pessoas a responder aos problemas, alterando sua língua de negativa para positivo. Em vez de usar a palavra problema nós encorajamos as pessoas a usar a palavra situação. O evento é o mesmo. É a maneira de interpretar o evento para si mesmo que faz soar e parecer completamente diferente.

Melhor do que situação é a palavra desafio. Sempre que tiver uma dificuldade, imediatamente lembre disso, opte por exibi-lo como um desafio e comece a se mover para a frente. Ao invés de dizer, “Eu tenho um problema”, diz, “Eu tenho um desafio interessante, acontecendo em minha vida”. A palavra desafio é inerentemente positiva. É algo que você enfrenta para te fazer mais forte e melhor. É a mesma situação, apenas a palavra que você está usando para descrevê-lo que é diferente.


A melhor de todas as palavras possíveis para manter uma atitude positiva e gerenciar o estresse é a palavra oportunidade. Quando você se depara com uma dificuldade de qualquer tipo, em vez de dizer: “Eu tenho um problema,” você pode dizer, “estou diante de uma oportunidade inesperada.” E se você se concentrar em suas competências em descobrir o que é esta oportunidade — mesmo se é apenas uma lição valiosa — você irá certamente encontrar a solução dela.

Mover para frente e pensar positivo

Aqui estão quatro idéias que você pode usar para ajudá-lo a manter uma atitude positiva e enfrentar os desafios:

Em primeiro lugar, resolva antecipadamente contigo mesmo que não importa o que aconteça, você não permitirá que aquele desafio te derrube. Você vai responder com uma atitude construtiva e positiva. Você vai respirar fundo, relaxar e olhar para o que de bom pode conter a situação.

Em segundo lugar, neutralize quaisquer pensamentos negativos ou emoções, falando para si mesmo positivamente todo o tempo. Diga coisas como, “eu me sinto saudável! Sinto-me feliz! Eu me sinto ótimo!”. De acordo com o direito de expressão, o que é expresso está impressionado. Tudo o que você diz para si mesmo ou para outros está impressionado profundamente em sua mente subconsciente e é susceptível de tornar-se uma parte permanente de sua personalidade.

Em terceiro lugar, lembre-se de que é impossível aprender e crescer e se tornar uma pessoa bem sucedida sem adversidades e dificuldades. Você deve aprender a gerir os desafios e superar as dificuldades para se tornar uma pessoa melhor. Cada dificuldade deve ser bem-vinda, dizendo, “isso é bom!” e, em seguida, analise a situação para encontrar o que há de bom nele.

Finalmente, comece a avançar na vida, mantendo seus pensamentos em seus objetivos, sonhos, e a pessoa que você está trabalhando para se tornar. Quando as coisas dão errado temporariamente, responda dizendo para si mesmo: “Eu acredito no resultado perfeito de cada situação na minha vida.” Resolva manter uma atitude positiva, ser alegre e resistir a toda tentação em direção a negatividade e decepção. Visualize uma decepção como uma oportunidade para crescer mais forte e sobre isso a coloque a si mesmo e aos outros através de uma maneira positiva e otimista.

Se você gostou deste post deixe um comentário e compartilhe com um amigo!

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 10/06/2013 às 4:07






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.