O segredo da juventude eterna

4min. de leitura

Você já reparou como algumas pessoas impressionam por parecerem muito mais novas do que são?



Pois é, o que poucos sabem é que o segredo para se conservar assim está na maneira de conduzir a própria vida.

Ou seja, é necessário cultivar um comportamento centrado no hoje – desprezar o ontem e o amanhã para ter a posse de si.

Isso significa conseguir digerir com facilidade o que acontece de bom e de ruim. É exercer o desapego. Afinal, deixar ir embora o que já passou tira o peso da gente, e é esse peso que vai marcando e fazendo cicatrizes. Ele envelhece nosso corpo e nossa alma.


À medida que dissolve essas lembranças, você se regenera, e isso logo começa a aparecer no seu corpo.

Na prática, é preciso tomar cuidado com a arrogância. A pessoa arrogante não consegue aceitar uma situação: fica presa a ela e se queixa por anos a fio. Gente, o que passou passou! Não estou dizendo para você ser conformada: simplesmente faça a sua parte. Se o resultado esperado não vier, vire a página e caminhe para a frente.

É claro que todo mundo já passou por dificuldades e dramas – essas coisas fazem parte das nossas experiências. O grande diferencial é a maneira como uma pessoa reage às situações mais complicadas da vida. Pense no modo como você lidou com elas até então e de que maneira você vai enfrentá-las daqui pra frente.


Isso é o que vai determinar seu grau de juventude.

eterna juventude

Outro grande erro é idealizar.

Nossa cabeça gosta de idealizar tudo: como deveria ser a vida afetiva, como você poderia ter agido em determinada situação, como as pessoas deveriam ser… Enfim, é uma lista de aspirações que não acaba mais.

Aí, quando a realidade não se apresenta de acordo com aquilo que a gente imaginou, vem a revolta e, depois, a marca dessa luta.

Olha lá, hein! Esse é o veneno que corrói sua alma e a torna um(a) velho(a) podre. Isso mesmo: podre!

Porque tudo piora: a aparência, a saúde, suas capacidades mentais… Lembre-se sempre: a postura do espírito da juventude é aceitação e leveza com tudo.

E então, onde está aquele seu espírito jovem – aquele que topava mil e umas, ria de tudo e de todos, driblava de cabeça fria os problemas que surgiam?

Eu sei, gente, muita coisa muda. Você casa, tem filhos, acumula responsabilidades. Mas também não precisa se enrijecer tanto! Essa postura consome não só seu prazer de viver, mas também seu poder de regeneração. Você fica velho(a), feio(a) e impotente.

Vamos desmaterializar esse(a) velho(a) que existe dentro de você.

Recomeçar é fundamental. Recomece HOJE!

Luiz Gasparetto

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.