Como se salvar das preocupações obsessivas

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Preocupações tornaram-se um passatempo nacional. Se você está se preocupando em reembolsar o empréstimo da faculdade, ter estabilidade no emprego em uma economia instável ou certificar-se de que seu filho está se desenvolvendo corretamente, não há nada de incomum com você.



De acordo com a Associação Americana de Ansiedade e Depressão, transtornos de ansiedade são o diagnóstico mental mais comum nos Estados Unidos. Eles custam ao país 42.000 milhões dólares por ano, e caminham lado a lado com a depressão. As pessoas com transtorno de ansiedade também costumar ir de três a cinco vezes mais ao médico e têm probabilidade seis vezes maior de serem hospitalizadas por uma doença psiquiátrica.

Especialmente para aqueles de nós interessados ​​no bem-estar, pode ser cansativa a repetição da importância de “deixar ir” e “relaxar”. Apesar de este conselho ser certo, há também uma boa razão para nos sentirmos inclinados a resistir a ele. A simples razão? Biologia: todos os nossos cérebros estão conectados a preocupação.

Basicamente, os mesmos circuitos cerebrais que contribuem para a super inteligência humana em nossos lobos frontais (permitindo a tomada de decisão, resolução de problemas e planejamento) também produzem preocupação. Para o seu cérebro, a única diferença entre preocupação e planejamento é a quantidade de envolvimento emocional e processamento auto-orientado em uma parte específica do cérebro. Claro, todos nós sabemos que preocupações possuem mais emoções negativas.


Mas a prioridade número um do seu cérebro é mantê-lo vivo, e ele evoluiu para fazer isso muito bem. Às vezes, a preocupação é a resposta do corpo ao perigo, um mecanismo evolutivo para mantê-lo vivo.

Mas você pode dar passos concretos para sair da armadilha da preocupação. Você tem que aprender a acalmar e orientar o seu cérebro pensante a se livrar desse circuito do medo. Aqui estão algumas maneiras de começar:

1. Cultive uma maior consciência sobre suas emoções.

O primeiro passo para diminuir a preocupação é reconhecer quando você está fazendo isso. Torne-se consciente de seu estado emocional. No estudo Colocar Sentimentos em Palavras, quando os participantes simplesmente rotularam uma emoção, seus cérebros se acalmaram.



2. Respire fundo.

Fazer respirações lentas e profundas através de seu nariz em seu diafragma com expirações lentas acalma seu sistema nervoso e reduz a resposta do seu corpo ao estresse. Este conselho não é o mais original, mas isso não significa que não é eficaz. Pense desta forma: se a sua respiração e frequência cardíaca aceleram naturalmente quando você está sob estresse, você pode optar por mudar a sua resposta, respirando lentamente. Isto irá enviar ao seu corpo a mensagem “Eu sou relaxado,” e, como resultado, você ficará maia relaxado. É como mágica, com a ciência.


3. Não olhe para trás ou para frente.

Quando você encontrar sua mente à deriva no passado ou no futuro, volte para o momento presente, aqui e agora. Uma prática de pensamento positivo. Neste momento, você está bem. Seus pensamentos estão criando o seu senso de perigo. Trazer a sua consciência de volta para o agora acalma a amígdala temerosa em seu cérebro e ativa seus circuitos neurais de pensamento. Estudos mostram que com a repetição, a prática do pensamento positivo pode levar, a longo prazo, à redução da ansiedade e preocupação duradoura.


4. Preste atenção apenas ao que você pode controlar.

Seu cérebro anseia por controle e se sente mais feliz calmo quando se sente mais no controle, mesmo que seja apenas uma ilusão. Sentir-se no controle pode reduzir a ansiedade, preocupação, e até mesmo dor. Portanto, evite imaginar os piores cenários possíveis e preste mais atenção ao que está em seu controle, isso modula a atividade do cérebro para reduzir a ansiedade.


5. Tome uma decisão, mesmo que não queira.

Tomar uma simples decisão sobre o que te preocupa, invoca seu cérebro pensante, aumenta os níveis de dopamina, e desloca o foco da percepção do seu cérebro para as coisas que mais importam. Tomar uma decisão, qualquer decisão, também eleva o seu controle percebido dando à sua confiança e humor um impulso te que ajuda a ter uma ação positiva.


6. Foque no suficiente.

Preocupações são muitas vezes desencadeadas por expectativas irrealistas ou perfeccionistas sobre si ou outras pessoas. Não tente ser o pai perfeito, apenas seja um bom pai. Seu filho não precisa ir para a melhor faculdade do mundo. Ele só precisa ir para a faculdade. Você não tem que ser uma modelo. Você só quer ser saudável.

O problema com a preocupação surge quando os circuitos de ansiedade do cérebro são ativados com muita frequência e ficam presos na posição “Ligado” continuamente, o que desencadeia reação de medo no corpo. Isso, então, ativa a resposta ao estresse, o que causa uma bagunça miserável. Então ao invés de tornar-se mais estressado com preocupação atrás de preocupação, pense em “preocupação” como seu cérebro apenas fazendo seu trabalho. Você não quer que ele fique muito entusiasmado.

 

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Traduzido pela equipe de O Segredo

Fonte: Mind Body Green

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* Matéria atualizada em 01/05/2015 às 1:05






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