4 benefícios do mar para nossas vidas, comprovados pela ciência!

4min. de leitura

Todos aqueles que já estiveram frente ao mar pelo menos uma vez na vida, podem comprovar o quão maravilhoso é. 



O mar nos faz sentir-nos conectados a algo maior, aumenta nossa alegria, nos faz refletir sobre nossas vidas e pode nos inspirar a buscar aquilo que verdadeiramente desejamos.

No entanto, seus benefícios vão além disso. O mar também pode nos trazer mais felicidade, aumentar nossa qualidade de vida e beneficiar nossa saúde física e mental.

Abaixo estão 4 benefícios do mar para nossas vidas, comprovados pela ciência.


1. Morar perto do mar ajuda a reduzir o estresse e induz a uma melhor qualidade de vida

É o que comprova uma investigação da Universidade Estadual de Michigan, que usou dados de topografia de Wellington, Nova Zelândia, para estudar a visibilidade de espaços azuis de locais residenciais. O estudo também mostrou que a cor do mar pode ajudar a diminuir estresses psicológicos, por se tratar de um ambiente totalmente natural.


2. Pode controlar a obesidade e diabetes

Um estudo sul coreano que tratou camundongos obesos com água do oceano profundo, chegou à conclusão de que essa água tem a capacidade de reduzir o peso corporal e a acumulação de gordura. O grupo de camundongos que recebeu esse tratamento diminuiu o ganho de peso e de glicose, entre outros resultados, e todos eles levaram os pesquisadores a concluírem que a água profunda do oceano possui atividades antidiabéticas e anti-obesidade.


3. Os sons do mar são muito positivos para o nosso bem-estar emocional

Um estudo de cientistas participantes do projeto BlueHealth mostrou que os sons do mar estimulam o córtex pré-frontal do cérebro, área responsável por nossas emoções e reflexão pessoal, e perceberam que esses sons se expandem e melhoram a autoconsciência e o bem-estar emocional.



4. A água do mar pode trazer grandes benefícios para a saúde cardiovascular

Pesquisadores chineses realizaram um estudo que revelou que a água do mar possui propriedades benéficas para a saúde do coração. Eles fizeram experimentos com ratos hipertensos e coelhos com colesterol alto e formularam a hipótese de que a água do oceano profundo poderia ser potencialmente usada como água potável, porque modula a pressão sanguínea, reduz os lipídios e evita a o acúmulo de gordura nas artérias.

Quantos benefícios incríveis, não é mesmo?! Certamente agora você passará muito mais tempo no mar!

Compartilhe este artigo com as pessoas que adorarão fazer companhia para você!

 

Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos. Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Amor: eugenesergeev/123RF Imagens.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 17/03/2020 às 3:04






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.