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Ter uma rotina para dormir não ajuda só crianças!

Eu tenho uma filha de 8 meses e, se tem algo que eu aprendi ao longo desse tempo é a importância da rotina na vida dela. Quando conseguimos seguir uma ordem, seja para comer, tomar banho, brincar ou dormir, ela fica mais calma, feliz e, consequentemente, meu dia é bem melhor. Principalmente a noite, o pediatra me indicou que devemos seguir um ritmo mais ou menos regrado, para que ela entenda, aos poucos, que precisa se acalmar, pois vai dormir em pouco tempo.



Quando seguimos esses rituais, sua noite de sono é tranquila, sem choro ou escândalo e ela acorda bem mais disposta.  Seguindo esses passos eu descobri algo maravilhoso: quando EU sigo uma rotina para dormir, também pego no sono mais rápido e durmo melhor.

É lógico, afinal, se funciona com um bebê, por que não funcionaria para mim? Passo o dia correndo, resolvendo tarefas, trabalhando, lidando com problemas e, quando chega a noite, quero desligar automaticamente. Isso não funciona. Normalmente, ficava matutando sobre o que aconteceu no dia, o que faltou resolver, o que daria errado no dia seguinte e demorava mais de uma hora para pegar no sono. Um estresse enorme por si só.

Quando estabeleci uma rotina, comecei a dormir mais rápido e a ter um sono mais relaxante. Sem contar que encontrei um tempinho para mim, para relaxar e me reconectar comigo mesma e com o meu marido.


Crie a sua rotina para dormir melhor:

TER UMA ROTINA PARA DORMIR - FOTO 01

Não existem regras para você criar a sua rotina para dormir. O importante é que faça sentido para você e que não seja um sacrifício. É preciso ser prazeroso se preparar para dormir. Crie um momento de antecipação e relaxamento para que seu corpo e sua mente se desliguem aos poucos da correria do dia.


Vou dividir com vocês a minha rotina e depois, vamos ver algumas coisas que vocês podem implementar para dormir melhor.

Normalmente, eu e meu marido desligamos a tv da sala umas 21:30 (optamos por não ter um aparelho no quarto, o que ajuda muito!). Eu preparo um chá bem quente e vamos para o quarto.  Conversamos na cama por um tempo e, depois, pego um livro para ler. Costumo ler até ficar sonolenta depois, rezo e faço um exercício de meditação de 5 minutos.

Apago a luz por volta das 23:00 e capoto!


Dá para ver que não tem nada de especial, mas o simples fato de eu fazer as mesmas coisas, na mesma ordem, todos os dias, me ajuda a entrar no clima “sono”.

Quando você for pensar na sua rotina, primeiro analise o que você já faz antes de dormir e pense em como essa atividade pode atrapalhar ou ajudar no relaxamento.

Por exemplo, ficar nas redes sociais e checar emails pode despertá-lo e deixá-lo ansioso ao invés de dar sono. Acrescente ou elimine ações, focando apenas naquilo que traz bem-estar.


O que pode fazer parte de sua rotina para dormir:

TER-UMA-ROTINA-PARA-DORMIR-

Algumas atividades que ajudam a relaxar são:


  • Preparar um chá quente- escolha sabores sem cafeína, como camomila, erva cidreira ou com frutas.
  • Faça uma lista de suas atividades- se você é uma pessoa que fica pensando no que tem que ser feito no dia seguinte, ates de se deitar, faça uma lista com tudo o que vier a mente. Anote cada detalhe que conseguir se lembrar. Deixe esta lista fora do quarto e vá se deitar. Não pense mais nisso.

  • Tomar um banho morno- o banho ajuda a relaxar, principalmente se você usar essência de lavanda. Opte por sabonetes, óleos ou hidratantes que tenham essa fragrância para criar um clima ainda mais acolhedor.
  • Colocar o celular em modo avião- assim você não terá acesso à internet e ninguém vai incomodá-lo. Se precisarem falar urgentemente com você, podem ligar em casa.
  • Exercícios de relaxamento- aprenda técnicas de controle da respiração ou de relaxamento muscular e faça na cama, antes de dormir.

  • Rezar- use alguns minutos para agradecer pelo dia que teve e pedir pelo seu bem e de quem você ama.
  • Meditar- limpe sua mente dos problemas do dia e atinja um estado de relaxamento único.

Estes são alguns exemplos do que colocar em sua rotina do sono, mas este é um momento muito pessoal. Você pode escolher uma ou mais atividades ou ainda colocar outras que não foram citadas aqui.

O que importa é que você crie um hábito e o repita diariamente, por pelo menos um mês. Cada dia as atividades serão mais naturais e a sua noite ficará mais agradável.

Ouvir boas besteiras, sempre é besteira ou, às vezes, é uma necessidade?

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