5 plantas que são aliadas da sua saúde para serem cultivadas em casa

4min. de leitura

As plantas listadas a seguir podem ser cultivadas em qualquer cantinho da sua casa, elas trazem muitos benefícios para a sua saúde.



A natureza é uma fonte infinita de riquezas que não servem apenas para nossa contemplação, mas também para nossa saúde. Desde quando a nossa sociedade começou a ser formada, há centenas de anos, os povos nativos, como os indígenas, por exemplo, já utilizavam as plantas para uso medicinal.

Naquela época, folhas, raízes e ervas eram comumente usadas pelos povos originários para curar dores no corpo, cicatrizar feridas, entre outras propriedades, já que eles viviam expostos a todos os tipos de perigos.

Porém os anos foram passando e novas tecnologias farmacêuticas sendo criadas, e acabamos deixando de lado o poder das plantas medicinais.


Nas grandes cidades, é comum irmos direto a uma farmácia comprar remédios industrializados. Eles são eficientes, claro, mas não podemos ignorar o poder de cura das plantas. Você, inclusive, pode ter um pouco dessa riqueza aí na sua casa.

São inúmeras as espécies que podem ser cultivadas no seu quintal ou mesmo em um vasinho, dentro da sua residência.

Essas plantas, geralmente, são facilmente encontradas em floriculturas ou outras empresas que trabalham com plantas. Confira quais são elas a seguir e vá hoje mesmo procurá-las!


Babosa

Além de ser uma linda planta ornamental, a babosa também ajuda na cicatrização de feridas. Ela pode ser aplicada sobre cortes ou mesmo sobre a superfície que sofreu luxação. Ajuda ainda no combate a caspas, piolhos e lêndeas.


Arnica

A arnica pode ser utilizada para combater hematomas e manchas roxas na pele provocadas por batida, além de aliviar dores reumáticas e tendinite. Problemas de pele, como acne, também são tratados com a arnica.


Camomila

Esta plantinha superpopular por conta dos seus chás deliciosos também é uma excelente aliada na diminuição de cólicas, além de agir ainda como anti-inflamatório natural, na eliminação de gases e no estímulo do apetite.


Guaco

As folhas de guacho são excelentes no tratamento de doenças respiratórias, elas servem para aliviar tosses e sintomas de bronquite ou asma e tosse. Também são utilizadas na cicatrização de úlceras e no tratamento de varizes e coceiras.


Alho

Tempero indispensável na culinária, o alho também tem componentes medicinais incríveis. Rico em vitaminas A, C, B1 e B2, reduz o colesterol alto e é um expectorante natural.

Consumi-lo também é uma forma de elevar nossa imunidade e aliviar problemas circulatórios. Pesquisas já apontam que, quando consumido cru, esse tubérculo também é anticancerígeno.

Você já conhecia as propriedades medicinais dessas plantas?

Diga-nos nos comentários e compartilhe este artigo nas suas redes sociais.

 

Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.