A alimentação pode se converter na nossa melhor aliada, tanto para combater a proliferação de células cancerosas, como para proteger o nosso organismo e reduzir os riscos.
***
Uma das chaves para reduzir o risco de desenvolver diferentes tipos de câncer é fazer com que as células do organismo gozem de boa saúde e que, desse modo, tenham a capacidade de resistir diante das possíveis substâncias perigosas que podem provocar a sua deterioração.
Para conseguir isso é imprescindível adotar um plano de alimentação equilibrado no qual se incluam alimentos ricos em compostos antioxidantes, moléculas sobre as quais se demonstrou terem um efeito positivo sobre a ação dos radicais livres.
Até hoje não existem provas suficientes para afirmar que através da dieta se possa combater e prevenir esta doença crônica de forma eficaz; contudo, o que já se demonstrou foi que alguns alimentos estão carregados de antioxidantes, vitaminas e compostos fitoquímicos que, de uma ou de outra forma, têm um efeito protetor perante as células malignas.
- Halls preto ajuda no orgasmo feminino? Saiba para que serve e se há riscos
- Estudo canadense revela que comer macarrão não engorda. Alimento faz parte do time dos bons carboidratos!
- Sexonambulismo: entenda como acontece o polêmico distúrbio!
Muitas pessoas ainda não estão conscientes de todos os benefícios que uma boa alimentação pode oferecer ao organismo. Por isso, nesta ocasião, decidimos partilhar os 9 alimentos que a ajudam a prevenir o câncer.
Brócolis
Este vegetal verde tão famoso em todo o mundo é uma fonte de sulforafano e de isotiocianatos, compostos que podem ajudar a reter a proliferação de células malignas nas etapas iniciais de diferentes formas de câncer.
Um estudo recente, feito pela Universidade de Oregon mostrou que o sulforafano tem uma ação anticancerígena que pode matar seletivamente as células cancerosas sem afetar as células saudáveis.
Os cânceres que pode combater são os de:
- Próstata.
- Cólon.
- Mama
- Fígado.
- Bexiga
- Ossos
- Pâncreas.
- Pele
- Leucemia
Tomates
Famosos por suas versatilidades na cozinha, os tomates se caracterizam por ser uma fonte de licopeno, substância que se demonstrou reduzir a incidência de diversos tipos de câncer.
Seu elevado teor de antioxidantes inibe a ação dos radicais livres, moléculas que, quando se acumulam, podem causar danos oxidativos.
Compostos como o licopeno e a tomatina podem reduzir o risco de câncer de pulmão, de próstata e dos ovários.
Nozes
Investigadores do Health Science Center da Universidade do Texas (EUA) demonstraram que o consumo de duas porções diárias de nozes pode ajudar a reduzir de forma significativa o risco de sofrer de câncer de próstata.
Após diversos estudos, foi concluído de que o elevado teor em ácidos graxos Ômega-3, antioxidantes e fitoesteróis retarda o crescimento de células cancerosas, o que impede o seu rápido desenvolvimento.
Chá verde
Devido ao seu elevado teor de polifenóis, compostos antioxidantes que protegem contra o dano celular, o chá-verde é outro dos bons aliados naturais contra vários tipos de câncer.
Segundo os estudos, a epigalocatequina galato (EGCG), é a substância química responsável pelo seu efeito anticâncer.
Azeite de oliva
Foi demonstrado que o azeite de oliva de alta qualidade tem um efeito eficaz na desativação do gene que participa no desenvolvimento dos tumores da mama; além disso, é rico em polifenóis ativos que ajudam a evitar o dano oxidativo, a inflamação, a disfunção endotelial e que têm efeitos antitrombóticos.
Bagas
As bagas são famosas por ser uma fonte de compostos antioxidantes, moléculas capazes de bloquear o impacto negativo dos radicais livres.
Além disso, o seu consumo fornece ao corpo uma quantidade significativa de ácido elágico e de antocianinas, ingredientes que demonstraram ser eficazes na paragem da proliferação das células cancerosas.
Entre as bagas recomendadas estão:
Amoras
Morangos
Framboesas
Cerejas
Mirtilos
Alho
O alho é uma fonte de polifenóis, alicina e quercetina, compostos aos quais se atribui a sua capacidade para neutralizar as substâncias cancerígenas e inibir a proliferação das células tumorais.
De acordo com o Instituto Nacional del Câncer, este alimento é capaz de prevenir e combater o câncer em suas várias formas.
Romã
Esta fruta rica em antioxidantes pode ser uma aliada para reduzir o risco de câncer da mama e bloquear o desenvolvimento das células cancerosas.
As principais qualidades anticancerígenas da romã são atribuídas aos fitoquímicos, entre os quais se destacam as antocianinas, os flavonoides, os elagitaninos e ácidos graxos poli-insaturados.
Ver também: Romã, uma fruta que limpa as artérias
Peixes azuis
Além de melhorarem a saúde cardiovascular devido ao seu elevado teor de ácidos graxos ômega 3, os peixes azuis também estão relacionados com a diminuição do risco de várias formas de câncer, em especial do cólon, da próstata e da mama.
Alguns peixes azuis são:
O atum.
O arenque.
O salmão.
A sardinha.
A enguia.
O peixe-espada.
A truta marinha.