Coisas incríveis que um abraço faz ao seu cérebro!

3min. de leitura

Quem não ama um abraço?

Dar ou receber um abraço é uma das melhores maneiras de se sentir melhor rapidamente, mas você já parou para pensar exatamente como ele funciona? Leia mais para descobrir a ciência de sentir-se melhor através do poder do toque humano.



Porquê abraços são mágicos – o que fazem com o seu cérebro

Quando alguém toca você, ativa receptores de pressão dentro de sua pele. Conhecido como corpúsculos de Pacini, esses receptores disparam sinais para o nervo vago. Isto é tão bom porque o nervo vago é uma área dentro do seu cérebro que desempenha um papel vital na regulação de muitas das principais funções do seu corpo, como pressão arterial. Quando você está abraçado, a sua pressão arterial cai como resultado desta estimulação do nervo vago, e isso ajuda você a se sentir mais calmo.

coisas incríveis que2

A dopamina é outro fator importante. Quando estamos abraçados, nossos cérebros liberam dopamina. Também conhecido como ‘o hormônio prazer,’ a dopamina induz sentimentos de recompensa, segurança e satisfação geral. Resultados publicados na revista “Developmental Review” sugerem que abraçar pode aumentar os “hormônios felizes” no cérebro, diminuir a pressão arterial e sentimentos de estresse. Os efeitos positivos de um abraço podem ser imediatos – em poucos segundos a pessoa vai começar a sentir menos estressada, de acordo com um relatório publicado em “Scientific Reports”. Abraços também diminuem a quantidade de cortisol, também conhecido como o “hormônio do estresse” – liberada pelo organismo


Então, se você se sentir ansioso, estressado ou na necessidade de um impulso psicológico, por que não pedir um abraço a alguém querido? Ambos serão beneficiados!

___

Traduzido pela equipe de O SegredoFonte: Life Hack


Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.