Pesquisadores do Instituto de Virologia de Wuhan, localizado na China, identificaram uma nova variante do coronavírus.

Originário de morcegos, esse vírus mostrou capacidade de infectar seres humanos, segundo informações divulgadas pelo O Globo. Um artigo publicado na revista Cell destaca que o HKU5-CoV-2 é “surpreendentemente” semelhante ao vírus que causou a pandemia de Covid-19.

Os cientistas descobriram que o vírus se acopla ao receptor ACE2 para penetrar nas células, de maneira similar ao SARS-CoV-2. Durante os experimentos, utilizaram-se mini-órgãos humanos criados em laboratório a partir de células-tronco, e o novo vírus foi capaz de infectá-los com eficácia.

Características do novo vírus

O HKU5-CoV-2 é classificado dentro da família dos merbecovírus, a mesma que inclui o vírus responsável pela Mers. Este novo coronavírus tem um risco elevado de infecção humana em comparação com outros vírus da mesma categoria.

O estudo menciona que “Os merbecovírus de morcegos, filogeneticamente próximos ao MERS-CoV, apresentam um alto risco de transmissão para humanos, seja por contato direto ou através de hospedeiros intermediários”.

Contudo, os pesquisadores enfatizam a necessidade de mais estudos para avaliar o verdadeiro potencial do HKU5-CoV-2 em se espalhar entre a população humana.

O que você achou do texto?

Muito legal
0
Gostei
0
Amei
0
Não sei
0
Bobagem
0

Responder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *