Se você dorme mal, pare tudo e leia este texto!

6min. de leitura

Noites mal dormidas, além de acabar com o humor, causar depressão, engordar e até colocar a vida em risco.



Você dorme mal? Conheça as consequências da disfunção do sono.

Noites mal dormidas podem, sorrateiramente, lhe causar muito mais problemas do que você imagina. Despertar cansado gera dificuldade de raciocínio e ansiedade, que podem interferir na realização de tarefas do cotidiano, e potencializar problemas de saúde física e mental.

Dentre os malefícios do distúrbio do sono estão:            

1. Obesidade

Durante o sono nosso corpo libera a leptina, um hormônio controlador da saciedade. E quem dorme pouco produz mais quantidade de grelina, hormônio que provoca fome e reduz o gasto de energia tornando as pessoas menos ativas. Sem falar que quanto mais tempo se passa acordado, mais se come.



2. Menor capacidade de raciocínio

A falta de sono afeta o desempenho da mente diminuindo a memória, a capacidade de considerar possibilidades e tomar decisões com conclusões plausíveis e até mesmo realistas. Consequentemente, dificulta a aprendizagem e acumulação de informações e conhecimentos. Isso porque uma noite sem dormir reduz significativamente a atividade do hipocampo na hora de armazenar o que se passou.


3. Baixa imunidade

De acordo com um estudo da Universidade de Chicago (EUA), dormir pouco diminui a produção de anticorpos, a função imune e o número de leucócitos, células responsáveis por combater corpos estranhos, deixando o organismo mais suscetível a doenças.


4. Envelhecimento precoce

Durante o sono, produzimos melatonina e o hormônio do crescimento que são “rejuvenescedores” porque exercem funções reparadoras e calmantes para a pele. Por isso, dormir mal diminui o vigor da pele, piora as olheiras, e aumenta o estresse, o que favorece o aparecimento de rugas.



5. Facilitador de doenças

Uma rotina de sono ruim pode aumentar os riscos de desenvolver doenças crônicas como diabetes, hipertensão, AVC e doenças cardiovasculares, além de maior probabilidade de inflamações. Segundo o Estudo Whitehall II, sobre doenças cardiovasculares e taxas de mortalidade, dormir menos dobram as chances de morrer por qualquer causa.


6. Piora no desempenho físico.

Dormir mal causa fadiga e baixo desempenho motor. Uma boa noite de sono ajuda a manter o tônus muscular, evitar o acúmulo de gorduras, além de combater a osteoporose e acabar com a preguiça física de realizar tarefas diárias.


7. Favorecimento a quadros de depressão

Quando o cérebro não descansa o necessário, diminui a capacidade dos neurônios se conectarem reduzindo a produção dos hormônios relacionados ao bem-estar, como a serotonina. Então, os sentimentos negativos tomam conta, deixando-nos mais irritadiços, melancólicos e sem disposição para nada, o que favorece a depressão.


8. Transtornos psíquicos

Distúrbios do sono nos deixam sensíveis à luz e ao som, com pensamentos desordenados, interpretações errôneas de espaço-tempo, o que pode causar alucinações e delírios profundos, sintomas ora da esquizofrenia, ora da psicose. Antigamente, acreditava-se que problemas psiquiátricos é que desencadeavam problemas do sono, mas segundo o psicólogo Matthew Walker da University of California, quase todas as desordens psiquiátricas estão relacionadas a noites mal dormidas.


9. Redução de libido

Homens e mulheres podem ter redução da libido quando dormem menos devido à falta de energia, sonolência, tensão e estresse mais aflorados. Problemas de sono agregados a apneia reduzem o nível de testosterona dos homens segundo um estudo do Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism.


10. Alteração no temperamento

A amígdala é a parte do cérebro onde estão armazenados sentimentos negativos como medo e trauma, e tem a função de alerta diante do perigo. Porém, segundo pesquisadores da Universidade de Berkeley, Califórnia, a falta de sono aumenta em 60% a atividade na amígdala alterando a forma de lidar com as emoções. Cérebros cansados potencializam sensações negativas, podendo deixar a pessoa muito mais explosiva e sem paciência.

Não há dúvida que precisamos dormir. Basicamente, enxergamos a vida muito melhor quando descansamos bem.

O sono é a base do bem-estar, afinal não é à toa que dormimos um terço de toda nossa vida. Portanto, crie as condições propícias de sono para manter uma vida saudável e boa noite!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: stockasso / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 07/06/2018 às 6:14






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.