11 dicas de como transformar carvão em diamantes

O bem (diamante) é tão poderoso que até do mal (carvão) ele pode ser extraído.

Veja algumas dicas de como conquistar diamantes em sua vida. Torne essa ação, um hábito

1. Drene os sentimentos negativos que tentam invadir ou invadem o seu íntimo

Sempre que qualquer sentimento negativo tentar abrir as portas do seu valioso Eu Interior, não se deixe contaminar. Tranque as portas para o mal! Respire fundo, conte até dez, cem ou até quanto for necessário. Este será o tempo que lhe salvará de momentos que poderão não ter volta, inclusive se você estiver diante de uma situação de afronta.

1. Drene os sentimentos negativos que tentam invadir ou invadem o seu íntimo

Sempre que qualquer sentimento negativo tentar abrir as portas do seu valioso Eu Interior, não se deixe contaminar. Tranque as portas para o mal! Respire fundo, conte até dez, cem ou até quanto for necessário. Este será o tempo que lhe salvará de momentos que poderão não ter volta, inclusive se você estiver diante de uma situação de afronta.

Assim, o bem extraído dessa difícil, mas sábia, atitude é o controle emocional; através deste, as saúdes física, mental e espiritual, poderão ser mantidas, pois, além de tudo, será evitado o cometimento de um mal maior do que aquele sofrido.


2. Evite a ansiedade — viva o presente

Viva o presente, o agora! O passado não voltará mais e o futuro ainda não chegou. Como diria o líder religioso Dalai Lama: “E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer, e morrem como se nunca tivessem vivido.”

Sobre extrair o bem do mal, ou diamantes delicadamente lapidados, do bruto carvão, nitidamente se observa que, ao aprendermos lidar melhor com a ansiedade quando ela se manifesta, mais saberemos valorizar o tempo presente, tão pouco perceptível a tantos humanos. Pessoas que conseguiram, por exemplo, domar a síndrome do pânico, perceberam o sem acarretado por ela, pois passaram a usufruir de uma nova percepção de vida, ou seja, de que nada vale viver em outro tempo (futuro — através da ansiedade), que não seja aquele presenteado por Deus: o presente que, literalmente, é um presente!


3. Tenha atitudes

a) Execução de tarefas diárias / trabalho com amor: procure executar atividades que lhe ofereçam prazer. Evite trabalhar somente por obrigação. Em tudo na vida, devemos nos valer de práticas fundadas no sentimento mais nobre e poderoso existente: o amor! Trabalhe com e por amor!

b) Banimento da palavra “preguiça” da sua vida: sair da desconfortável “zona de conforto” é um dos primeiros passos a serem dados, a fim de se conseguir caminhar para a frente.


4. Modos Cleaning, Backup, Upgrade

Faça um cleaning (limpeza) na sua vida. Disponibilize alguns minutos por semana, pelo menos, para reavaliá-la. Medite e veja o que poderá ser mudado, acrescentado ou retirado.

Faça um backup de suas experiências passadas (boas ou ruins, antigas ou recentes) e delas extraia bons frutos, principalmente dos momentos ruins, pois são destes que se absorvem as mais importantes lições de vida; lições tais que nos proporcionam o amadurecimento e o crescimento espiritual e a consequente transformação do carvão em diamante.


5. Finalmente, proceda o upgrade e atualize a sua vida!

Participe de cursos; aprenda línguas estrangeiras; atualize e aprimore os seus conhecimentos; pratique esportes; alimente-se de forma saudável e, portanto, sem excessos ou deficiências; pratique caridade (gestos, transferência de conhecimentos, doação etc); entre tantos outros atos enriquecedores.


6. Organize-se

Organize suas tarefas diárias, semanais, mensais e anuais. Se for o caso, estipule metas e as respeite.


7. Exercite o seu cérebro

Uma atividade denominada “Neuróbica” poderá proporcionar o exercício do seu cérebro. Ela incentiva a prática de atividades que contrariem a sua rotina. Eles estimulam todos os seus sentidos.


8. Anote o que se passou durante o dia

Preferencialmente à noite, anote as suas principais atividades do dia. Memorize-as, avalie os pontos onde houver necessidade de mudança; elogie os seus bons atos e os aprimore.


9. Recarregue as baterias físicas, mentais e espirituais

Sobre as recargas das baterias físicas, mentais e espirituais, procure seguir tudo o que foi dito anteriormente e, principalmente, exercite-se fisicamente (corpo), leia/estude (mental) e ore/tenha fé/perdoe/peça perdão/seja caridoso (espiritual)!


10. Desapego material, carnal e de sentimentos negativos

Esteja o menos possível preso (a) à matéria e aos sentimentos negativos.


11. Torne um hábito, tudo o que foi lido anteriormente!

Extraído do Livro “Enigma – Todo Começo Tem Um Fim” de minha autoria.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123RF/takasumi




Deixe seu comentário