2017 acabou antes de conquistar suas metas? com qual destas 5 razões você se identifica?

6min. de leitura

Todo final de ano temos como costume fazer um planejamento para o próximo ano. Na empolgação da chegada das férias, da passagem de ano, da visita do bom velhinho, muitas vezes colocamos metas demais, ou metas sem o devido planejamento com os “pés no chão” e, quando chega esta época de final de ano, essas metas acabam virando frustrações.



E aí, começa o ciclo novamente… mais promessas, mais metas, mais expectativas para o próximo ano.

Que tal fazer diferente AGORA?

Como? Você acha que já tentou de tudo? Tem uma receita completinha!

Já vamos para a receita que dá resultado, mas, antes vamos pensar na razão que isso acontece.


Porque, se nós traçamos as metas todo o final de ano, não conseguiremos concretizar metade delas? Preguiça? Descaso?

Não adianta se culpar, não colocamos a “mão na massa” de verdade por diversas razões!

Vamos ver com qual, ou quais, você se identifica:

  • Não consigo dar continuidade às coisas.
  • Deixo sempre para depois, pois acho que dará tempo.
  • Dou prioridade para concretizar os sonhos de outras pessoas.
  • Escuto muito a opinião das outras pessoas e acabo me perdendo no que eu realmente queria.
  • Coloco sempre muitas metas e não dou conta de implementar.
  • Na realidade, não sei o que quero.
  • Acredito que não tenho condições de concretizar as metas, pois a vida não é tão fácil assim.

Então, qual a receita que dá resultado?

  • Primeiro ingrediente: acabe com a crença do “começar depois”. Vou começar segunda-feira, depois das festas, após o carnaval. Essa é uma crença limitante, tudo o que você quiser planejar e implementar, comece no mesmo momento. Comece com o que der e como der. Depois de começar, você vai redirecionando as ações, vai melhorando o planejamento. Quando você procrastina, “empurra com a barriga” você deixa o cérebro preguiçoso.
  • Segundo ingrediente: acabe com desculpas como “não tenho tempo”. Para colocar em prática o planejamento não tem quinze minutos dia, mas tem esse tempo para conversar sobre o campeonato nacional, ou para falar de como fulana ficou bem melhor depois da plástica, ou para assistir séries, ou para jogar. Coloque como prioridade alguns minutos do dia para correr de verdade atrás do que quer, para depois não reclamar, não se fazer de vítima, ou não se frustrar. O grande segredo é: tornar consciente quais são as prioridades na minha vida. E, se as prioridades não estão compatíveis com as metas, reveja rapidinho.
  • Terceiro ingrediente: transformar seu cérebro num jardim florido, eliminando todas as ervas daninhas (ou quase todas). Emoções negativas em alta, metas não concretizadas. Isso é um fato. Raiva, medo, culpa, negatividade, nada disso leva você para o próximo nível que você quer. O que leva então? Foco, coragem, autoestima adequada, empatia, resistência à frustração, otimismo. E como conquistar isso? Liberando dopamina, ocitocina, serotonina e endorfina em doses adequadas com os exercícios simples que já coloquei aqui em outros artigos (dê uma fuçadinha que há vídeos com aulas incríveis por aqui).
  • Quarto ingrediente: ter certeza que você não é mais uma gota no oceano, mas que você é A GOTA! Suas ações fazem diferença na sua vida e nas vidas ao seu redor. Não esqueça disso! Sinta-se capaz e merecedor de tudo o que quer, mas, não confie só na sorte, coloque seu empenho real e aí, ninguém o segura!
  • Quinto ingrediente: muitas das metas não conseguem vingar por não serem as corretas. Você precisa saber para onde quer ir, para traçar o roteiro certo. Defina sempre o propósito de vida no momento que vai traçar as metas. Avalie o passado, veja acertos e erros. Olhe para o futuro para fazer o planejamento, mas sempre volte para o presente. O foco é tudo na vida da gente. Sem ele não podemos intensificar os momentos, sem ele não fixamos memórias e não mobilizamos ânimo.

Use todos os ingredientes!

Amo os dizeres de São Francisco de Assis: Comece fazendo o necessário. Depois, faça o que for possível. Então, de repente, você estará fazendo o impossível.


Essa frase elimina o “quando” na nossa vida e nos faz AGIR.

2017 ainda pode ser diferente! Enquanto um monte de gente já está esperando pelo ano novo, você pode aplicar tudo isso, começar agora e sair na frente.

Abraço carinhoso!

Isabel

______________

Direitos autorais da imagem de capa: halfpoint / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.