3min. de leitura

3 dicas para construir um relacionamento duradouro

O ato de se relacionar com alguém é, na minha opinião, uma das tarefas mais difíceis que enfrentamos dia após dia. Não existem fórmulas prontas e caminhos sem obstáculos. Isso porque as pessoas são diferentes e, para se relacionar, é preciso aceitar tais diferenças.



O outro nunca será como idealizamos e os problemas enfrentados nunca serão pequenos como gostaríamos. Relacionar-se com alguém exige muita paciência e dedicação, pois ninguém é exatamente igual a nós.

Acredito que não existam regras absolutas capazes de garantir a construção de um relacionamento saudável e duradouro, mas com certeza existem algumas coisas que não podem faltar para que o mesmo se fortaleça e se sustente.

1. Empatia

Saber se colocar no lugar do outro é essencial em qualquer tipo de interação humana, mas quando falamos de relacionamentos amorosos fica ainda mais evidente. A partir do momento em que estamos vivendo dia após dia com alguém, com certeza enfrentaremos algumas situações difíceis e conturbadas.


Nessas horas é preciso ter a sensibilidade de se colocar no lugar do outro sem julgamentos, simplesmente para entender como ele se sente. Se não fizermos esse exercício diário, dificilmente conseguiremos construir um relacionamento a longo prazo, pois o que predominará é a indiferença e falta de identificação em relação ao sentimento do outro.


2. Parceria

A parceria é fundamental para o relacionamento sobreviver. É preciso realmente enxergar o outro como um companheiro para todos os momentos e não apenas para as horas de felicidade.

É essa construção diária que fortalece o laço entre as duas pessoas. É somente quando enxergamos no outro alguém com quem podemos contar em qualquer situação, que nos sentimos confortáveis para abrirmos sem medo os nossos corações e compartilharmos as nossas histórias.



3. Altruísmo

Deixar qualquer egoísmo de lado é extremamente importante para um relacionamento ser saudável. A partir daquele momento, duas vidas estão se fundindo, sendo construídas juntas, portanto, não há espaço para pensar apenas em si mesmo e deixar o outro em segundo plano o tempo todo.

Toda decisão que você tomar impactará diretamente quem está com você e, justamente por isso, aquela pessoa precisa ser levada em consideração sempre. Ter paciência e saber ceder em prol do outro é essencial. Nem sempre conseguiremos fazer com que tudo saia como gostaríamos – relacionar-se com alguém é entender e aceitar isso de coração aberto.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123rf.com / photominus

Você sabia que O Amor está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.