3 mitos sobre controlar as emoções ao lidar com um problema:

4min. de leitura

Diariamente eu escuto pessoas dando conselhos a outras sobre como lidar com um problema, ou sobre como se acalmar numa situação de estresse.



Normalmente esses conselhos vêm de pessoas próximas, que gostam da gente. Elas nos falam na melhor das boas intenções!

O problema é que, normalmente, elas não são especialistas em controle emocional e acabam por dar conselhos que não ajudam em absolutamente nada. É duro falar isso, mas é a mais pura verdade!

Tenho quase certeza de que, em algum momento da sua vida, alguma pessoa já lhe deu estes conselhos que vou citar e que, na verdade, são MITOS e não ajudam em absolutamente nada, isso quando, em alguns casos, chegam até a piorar a situação.

Mito #1 – Respire fundo

A fisiologia explica que quando puxamos o ar profundamente, nosso coração responde acelerando, e quando ele acelera nosso nível de ansiedade aumenta.


Acredito que não seja isso que você espera quando está numa situação de ansiedade, concorda?

Então, o que você precisa fazer nessas situações é completamente o contrário, ou seja, puxe o ar o suficiente e solte o ar mais devagar do que você soltaria normalmente, até 2 a 3 vezes mais lento. Quanto mais lento soltar o ar, mais você vai conseguir fazer seu coração bater mais devagar e assim conseguirá controlar melhor sua ansiedade.

OBS.: Se você estiver numa situação de muita ansiedade, pode até puxar o ar fundo 1 vez, como se fosse dar um reset no seu coração, mas APENAS 1 VEZ e depois faça conforme orientei acima.



Mito #2 – Pense em alguma coisa boa, pense que está na praia, pense nos seus filhos

Esse é outro grande mito.

Você já conseguiu fazer isso alguma vez?

Tentar pensar em alguma coisa boa quando o problema está ali na sua frente, acredite, não é a melhor estratégia. Seu cérebro não é assim tão fácil de ser enganado.

Nessas situações, o melhor a se fazer é encontrar um pensamento que o tranquilize em relação ao problema que você está enfrentando.


Mito #3 – Evitar o problema

Esse, eu  garanto que é realmente impossível. Se você tem um problema, ou algo mal resolvido, você pode até se distrair com outras coisas e esquecer por alguns momentos, mas, com certeza, ele vai voltar para atormentá-lo.

Não adianta viajar, mudar de cidade, ou começar a beber. Isso tudo é temporário, o problema, ou a situação qualquer que seja, voltará aos seus pensamentos.

O melhor a se fazer aqui é resolver o problema de uma vez por todas, ou, se é algo que não tem como resolver, você precisa, assim como antes, achar um pensamento que o tranquilize em relação à situação, e todas as vezes que ele vier assombrar seus pensamentos, você saberá o que que pensar para se tranquilizar.

Você pode estar pensando assim, nesse exato momento: FALAR É FÁCIL, DURO É FAZER ISSO!

Eu lhe digo: Realmente não é fácil, até porque, se fosse fácil, todo mundo faria. Mas é SIMPLES!

Isso é uma habilidade, e como toda habilidade, você precisa:

1 – Aprender um método (acabou de aprender);

2 – Aplicar;

3 – Repetir…

Então, aconselho fortemente que você comece, imediatamente, a aplicar isso em alguma situação da sua vida. Nas primeiras vezes, talvez nem adiante muito, mas repita, repita e repita. Estudos recentes dizem que se você repetir por 21 dias, isso se tornará automático para você, daí basta colher os resultados.

__________________

Direitos autorais da imagem de capa: racorn / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.