4 TÉCNICAS COMUNS DE MANIPULAÇÃO USADAS POR PESSOAS TÓXICAS:



Você conhece muitas pessoas, e nem todas têm um efeito positivo em você. Certas pessoas acham uma maneira de manipular o seu caminho apenas para enchê-lo de dúvidas.

O que torna a presença dessas pessoas ainda pior, é que muitas vezes você não percebe o prejuízo que elas causaram até que seja tarde demais.

Essas pessoas usam uma variedade de técnicas de manipulação para manter o controle de sua vida.

Entretanto, estar ciente de algumas de suas táticas poderia facilitar para você se livrar de seu feitiço manipulativo.

Aqui estão 4 táticas comuns de manipulação das pessoas tóxicas:

1.Elas acham uma maneira de te culpar por tudo

Você pode tentar o quanto que quiser, mas pessoas como essas sempre encontrarão uma maneira de colocar a culpa em você.

Se você disser a uma pessoa tóxica algo crítico, é provável que ela responda com um ataque áspero e desnecessário. Pode começar a parecer um jogo infinito de transferir a culpa ao outro.


2.Elas sabiam que você iria dizer isso

Outra maneira através da qual pessoas tóxicas tentam manipulá-lo é tentando convencê-lo de que sabe tudo sobre você. Tudo o que você faz se tornou previsível para elas.

Quando começam a dizer coisas como “Eu sabia que você ia dizer isso”, “Eu não sei por que eu estou surpreso”, estão apenas tentando encontrar uma maneira de entrar em sua cabeça sem usar qualquer raciocínio ou lógica.




3.Fazer uma mistura de palavras

Esta tática parece ser uma favorita entre as pessoas tóxicas para contornar as perguntas que não querem responder. Para fazer isso, muitas vezes lhe dão respostas longas e complexas que acabam te confundindo, ao invés de dar-lhe a resposta que você queria.

Para descobrir se alguém está fazendo isso, fique focado no que a pessoa diz, e veja se ela permanece em um tópico, ou se constantemente muda para coisas aleatórias, sem importância e não relacionadas com a conversa.


4.Os três estágios de gaslighting

O processo de manipular outra pessoa até o ponto em que ela começa a questionar sua sanidade e até mesmo seus próprios direitos é conhecido como gaslighting, e é apresentado em três fases diferentes.

A pessoa tóxica começa fazendo algo para colocar a vítima em uma situação desconfortável, a fim de fazê-la entrar na fase de descrença.

Uma vez que a vítima reage ao comportamento incomum, o indivíduo tóxico, muitas vezes, dizer-lhe que está “agindo como louca”, ou “está mais emocional.”

Se isso continuar por algum tempo, a vítima vai realmente começar a acreditar que está agindo excessivamente emocional e loucamente, o que eventualmente leva ao estágio de depressão.

____

Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Higher Perspectives






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.