E eu aprendi, com as lições que Deus me presenteou, que há 5 atitudes que nos ajudam a chegar ao encontro dessa paz.
Para mim, paz é o sentimento de conforto que não acontece mediante as circunstâncias, mas sim, mediante o seu estado de espírito. E eu aprendi, com as lições que Deus me presenteou, que há 5 atitudes que nos ajudam a chegar ao encontro dessa paz.
São elas:
1. Entender que paz não é sinônimo de euforia, mas sim de felicidade.
É perfeitamente possível não estar feliz com determinada situação, porém sentir-se em paz em relação a ela. Nós passamos a entender que a decepção nada mais é do que uma forma de Deus dizer: “Estou tirando da sua vida aquilo que não lhe acrescenta coisas boas.”
A nossa pequenez não nos permite enxergar isso com clareza, quando ainda estamos envoltos por sentimentos, vontades e egos, ou até pela baixa autoestima, falta de amor-próprio e desespero.
Mas Deus, em Sua tamanha misericórdia, nos presenteia com o Seu cuidado, colocando e tirando de nossas vidas aquilo que Lhe convém.
2. Saber controlar os próprios desejos, ter e impor limites, mantendo uma consciência limpa
A nossa consciência foi designada com o importante papel de alertar quando nossas atitudes estão fugindo dos nossos valores. A sua função não é apenas a de alertar quando estamos fazendo o mal, mas também quando não estamos dando o nosso melhor em determinada situação. As nossas atitudes, o quanto nos entregamos, também são responsáveis pela sensação de paz. O amor que dedicamos às pessoas e às causas resultam nos nossos sentimentos, quando os ciclos de aprendizagem se fecham.
Nossos desejos, às vezes, nos guiam para decisões que roubam a nossa paz, mas causam felicidade ou prazer momentâneos. Porém, quando o ciclo se encerra, sentimos um enorme vazio e uma sensação de perda, que rouba nossa paz.
3. Saber entender o que as situações sobre as quais não temos controle querem nos ensinar
Nem sempre somos responsáveis por situações sujeitas a roubarem a nossa paz, por diversos momentos não temos escolha, nem controle sobre pessoas, atitudes ou fenômenos que nos levam ao sentimento de tristeza.
O que a vida me ensinou é que eu escolho se deixo essas situações roubarem, ou não, a minha paz. Eu permito que as fatalidades, ou até as maldades, interfiram no meu emocional.
Entender que tudo acontece para um propósito é uma boa maneira de se livrar dos questionamentos ao destino.
4. Escolher cautelosamente com quem você compartilha sua vida
5. Ter a fé e a certeza de que Deus cuida nós.
A partir do momento que entendemos que existe um Deus que enxerga além das nossas vontades e expectativas humanas, e direciona o nosso destino e nossa vida para todas as situações em que temos algo a aprender, a dor torna-se lição, e o sofrimento, gratidão.
Se a mesma situação dolorosa se repete por diversas vezes em sua vida, é sinal de que Deus não desistiu de você, ele só deixa de nos ensinar quando realmente aprendermos.
E com o respeito ao luto, uma consciência limpa, o desapego ao controle e a certeza de que Deus cuida de nós, a tristeza dura uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer. E a paz, essa fica permanentemente em nossos corações.
Direitos autorais da imagem de capa: pexels