5 dicas para viver com entusiasmo:

8min. de leitura

 Estava eu aqui pensando em como tenho conduzido a minha vida, e cheguei na seguinte conclusão: tenho reclamado demais e feito de menos. A que ponto cheguei, não? Lembro que quando eu era pequena (ainda sou), costumava ver tudo aquilo que estava ao meu redor com olhos coloridos. Uma poça de água, um pássaro piando e até mesmo uma dona de casa cantando ao lavar a roupa, me fascinavam. Hoje, porém, não mais.



Nessa era tecnológica em que estamos, deixamos passar muitas coisas importantes. Até mesmo um “bom dia” cordial, não é mais usual, pois estamos com pressa, não é mesmo? Desanimados, é o que estamos. A pressão que nossa sociedade nos cobra é tão grande, que não temos mais alegria, e a nossa alma é sugada a cada dia. E se você acha que isso pode mudar, tenha cuidado, se não prestar atenção isso tende somente a piorar.

E foi nesse intuito que decidi listar algumas dicas, que acredito eu, farão com que vocês reflitam e percebam que é necessário (urgentemente) sermos mais entusiasmados com tudo que acontece ao nosso redor.

Dicas para ter mais entusiasmo:


Afaste-se das pessoas e dos fatos negadores e negativos:

afaste-se

Tem coisa pior do que estar rodeada de pessoas que só te trazem cargas ruins? Que literalmente não te acrescentam em nada!? Recentemente estava assistindo um vídeo em que o palestrante dizia exatamente isso. Na verdade, ele dizia para que fizéssemos um teste com aqueles, os quais, nós considerávamos amigos.  Ele é mais ou menos assim: Em uma reunião qualquer com os seus “amigos”, “parceiros” e “camaradas”, deixe de falar somente das coisas negativas que tem ocorrido em sua vida, dos seus fracassos, a dor, a doença (este provoca solidariedade entre todas as pessoas) e isso não é sinal de amizade. Ao invés disso, comente sobre todas as coisas maravilhosas que tem acontecido em sua vida. Exalte suas conquistas! Logo após, olhe para o rosto de todos que ali estão.

Só um VERDADEIRO amigo, irá sorrir e se emocionar com o seu sucesso. Mas aí você se pergunta: Como posso me afastar de pessoas assim, se muitas delas estão em minha própria família? Bem, realmente é difícil não manter contato com elas, mas evite ficar muito próxima. Não dê ouvidos a comentários maldosos, de ironia. Digo isso por experiência própria. E o mais importante: Não se deixe transformar em uma delas. Não repita com outras pessoas, aquilo que não gosta que façam com você. Simples assim.



Os vencedores são aqueles que acreditam nos seus   sonhos.

Estava eu aqui, pensando com os meus botões… Não é da morte que a maioria das pessoas tem medo. Mas de chegar ao fim da vida, e perceber que não realizaram tudo aquilo que estava ao seu alcance. E que sim, poderia ter acreditado mais em si mesmo. Em minhas buscas virtuais, encontrei uma pesquisa que dizia que em um determinado hospital, havia sido feita uma pesquisa com 100 idosos (estes que já estavam à beira da morte, praticamente em seus últimos suspiros) e nela, um dos questionamentos principais, era qual seria o maior arrependimento deles. 90% deles disseram que não se arrependiam do que tinham feito, mas sim, do que não realizaram.

Agora, pare tudo o que está fazendo e deixe eu te dizer uma coisa. A vida não foi feita só para trabalhar! Nem tudo se resume somente em “pagar as contas no final do mês”! Nesse mundo enorme em que vivemos, todos nós possuímos um dom. Não somos nós que escolhemos nossos sonhos. São eles que nos escolhem! E aí? Você tem coragem de agarrar com todas as suas forças o sonho que te escolheu? Ou deixará que ele escape?

Ouça o meu conselho: Nós temos um dom chamado vida. Não a desperdice. E lembre-se, o passado não te define. Pelo contrário! Você renasce a cada momento. Sei que você não pode voltar para fazer um novo começo, mas você pode começar agora, e fazer um novo fim.


Não reclame constantemente.

nao-pare

É comum ficarmos insatisfeitos com determinadas áreas da nossa vida. Costumamos estagnar e aí, não saímos mais. O problema é que, como disse anteriormente, quando palavras negativas nos rodeiam, é certo que isso irá gerar algum resultado. Mas aí eu me questiono, será que se eu ficar de braços cruzados, resolverá alguma coisa? CLARO QUE NÃO!

Segundo Albert Einstein, é na dificuldade que se abre uma oportunidade. Quantas não são as pessoas que venceram batalhas gigantescas? Agora, você acha que elas conseguiram tal proeza sem fazer nada? Simplesmente paradinhas, reclamando da vida e se tornando a cada dia, pessoas mais azedas? Lute, ora essa! A vida está difícil? Corra atrás dos seus objetivos! A vida é muito curta, para ser desperdiçada. Simples assim.


Cultive a alegria e o bom humor. Aprenda a sorrir!

Tem coisa mais chata, do que aquele amigo que só sabe ficar de cara amarrada e nunca ver os erros cometidos no passado, com bom humor? Ok, tem dias que não estamos com vontade de sermos simpáticos e só queremos ficar no nosso cantinho. Isso é normal. Mas por favor, não leve a vida tão a sério! Às vezes, ou sempre, encarar a vida com alegria, pode nos trazer outras perspectivas. Eu sei que nem sempre é fácil, mas você consegue!


Não deixe nada para depois.

Tem uma música do Evaldo Ribeiro, que se encaixa perfeitamente com esse título: “ Não deixe nada para depois, o momento exato é agora, você só tem esse instante para realizar o que você sonha”. Olha que frase profunda! Me faz até lembrar de quando eu estava magoada, ou chateada por alguma coisa e minha avó dizia: “- Olha, cuidado! Não deixe de fazer o certo agora, achando que pode ter tempo no futuro. ” E isso é fato!

entusiasmo-mulher-crista-600x338

Muitas coisas inúteis podem ser deixadas de lado, mas não as essenciais. Sabe aquele tempo que você fica vendo mensagens desnecessárias em grupos de whatsapp? Que tal substitui-lo, por uma ligação demorada com a sua avó, por exemplo? Nossa certeza, é que possuímos somente o hoje. O amanhã, só Deus sabe.

Com carinho,

Bianca Ribeiro.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.