5 maneiras de acabar com a solidão e levar uma vida mais feliz!

8min. de leitura

A solidão está ligada aos sentimentos de insatisfação, tristeza ou incompatibilidade, os quais surgem principalmente quando você está, conscientemente ou não, vivendo de maneira superficial.



Não nascemos para viver sozinhos. Todo ser humano precisa do contato e interação com outro ser humano. Mas esse contato precisa ser sincero, profundo e real, porque se você não se conectar de verdade com o outro, mais cedo ou mais tarde, pode experimentar esse sentimento de vazio, que é a solidão.

A solidão é um sentimento de falta. Falta compreensão, amizade e amor. É quando você não consegue criar vínculos afetivos com o outro. Mesmo com tanta tecnologia, acesso à internet e redes sociais, existem muito mais pessoas se sentindo sozinhas do que a gente imagina. E como lidar com a solidão?

O que é a solidão?

Em primeiro lugar, que fique bem claro: estar sozinho não significa sentir solidão, do mesmo jeito que estar sempre rodeado de “amigos” não quer dizer que você não se sinta sozinho.


A solidão está ligada aos sentimentos de insatisfação, tristeza ou incompatibilidade, os quais surgem principalmente quando você está, conscientemente ou não, vivendo de maneira superficial, quando as pessoas vivem suas rotinas ligadas no “modo  automático”, fazendo as tarefas do dia a dia quase que mecanicamente.

Quantas pessoas olham dentro do seu olho e lhe falam “bom dia” sincero? Você costuma abraçar com intensidade as pessoas que convivem contigo? Quando foi a última vez que você realmente parou para pensar sobre si mesmo, seus sonhos, objetivos, sobre o que realmente importa na sua vida? Você se conhece de verdade? Sua essência? O que o motiva na vida? O que há em você que desperta a admiração das pessoas?

São muitas perguntas, não é mesmo? Mas são as respostas que você vai encontrar que lhe mostrarão o caminho para se livrar para sempre dessa sensação de tristeza e vazio.


Como lidar com a solidão?

1. Pratique o autoconhecimento 

Só quando você se conhece de verdade conhece seus medos e desejos, você sabe o que está fazendo aqui, assim esse vazio existencial, que a solidão causa, começa a deixar de existir.

Sabe quem é seu melhor amigo, do começo ao fim da sua vida? Você mesmo!

Nesse processo do autoconhecimento, você aprende a fazer as pazes consigo mesmo, livre de culpas e medos. Você preenche os espaços vazios com ideias novas que surgem no exercício da meditação. Seu ego começa a dar lugar e voz para a sua alma. E o vazio simplesmente desaparece, porque você pode ser quem realmente é, sem julgamentos.

Quando você se liberta desses julgamentos sobre si mesmo, também aprende a julgar menos o outro. Assim a compreensão toma lugar no seu coração. E trabalhando sempre nessa ideia de compreensão, você entende melhor as pessoas e aceita melhor cada uma delas. Aceitando o próximo como ele é, fica mais fácil de se conectar com ele.


2. Permita-se amar e ser amado

Você deve estar pensando: é claro que eu permito isso! Parece muito óbvio, não é mesmo?

Mas muitas vezes temos esse sentimento do “não merecimento”. Será que fulana realmente gosta de mim? E, se sim, por quê? Será que fulano é meu amigo mesmo ou só me liga quando precisa de alguma coisa? Tenho certeza de que, pelo menos uma vez na vida, você já se perguntou algo parecido.

Saiba que você merece todo amor, carinho, respeito e amizade que as pessoas e o Universo têm para lhe oferecer. E nunca duvide disso. Em troca, ofereça, com toda a sinceridade do seu coração, o mesmo amor, carinho, respeito e amizade. Essa conexão cria um laço com as pessoas, um elo de energia que pode durar por muito, muito tempo.


3. Faça ao outro sem esperar nada em troca

Ser altruísta e solidário pode fazer muito bem para você. Quando você ajuda o próximo, está exercitando a compaixão e a compreensão. Você faz o bem, ajuda o outro e não espera nada dele. Assim o sentimento de ingratidão ou desprezo não pode tomar conta de você.

Muito pelo contrário, quando você se abre para servir, sua força interior aumenta e você recebe em forma de energia do Universo. Essa energia domina seu corpo e seu espírito, não deixa espaço para vazio nenhum.


4. Construa amizades verdadeiras 

Ficar postando fotos nas redes sociais para ganhar curtidas não preenche o vazio de ninguém, é só uma ilusão, uma forma de distração para seu ego, para mostrar que você é querido.

Não perca tempo com esse tipo de coisa, em vez disso, construa amizades com bases sólidas. A troca de respeito, de cumplicidade e fidelidade é a base em uma amizade verdadeira.

Faça seu amigo sorrir. Esteja por perto, quando ele precisar chorar. Estenda sua mão, sempre que ele precisar. Peça ajuda também. É uma troca.

Amigos verdadeiros nem sempre são aqueles que você vê todos os dias, mas aqueles que estarão ao seu lado em dois minutos, se você pedir. O elo da amizade verdadeira transcende o material. Vocês podem estar a quilômetros de distância, mas estão sempre conectados.

Você sabe que não está sozinho nunca. Ter amigos de verdade é uma das maiores bênçãos que uma pessoa pode ter neste planeta. E saiba que eles serão poucos na sua vida, como toda joia rara e preciosa. Cuide deles como se fosse um tesouro.

Isso vale para sua família, aqueles estão ao seu lado todos os dias, na mesma luta que você: pais, filhos, maridos, esposas. São as pessoas que a vida colocou a seu lado para estar contigo na sua jornada. Valorize-as.


5. Procure o que lhe dá prazer de viver 

Se você está com esse sentimento de solidão, precisa de redescobrir e reinventar. Permita-se uma transformação pessoal, que vai desde sua alma até o último fio de cabelo.

Cuide da sua essência, procure o que o motiva, pode ser música, dança, contato com a natureza. Leia bons livros. Estude. Aprenda. Cuide da sua saúde, da alimentação, da sua beleza. Saiba se divertir sozinho. E saiba se divertir com o outro. Tenha um bichinho de estimação.

Procure agradecer pelo seu dia. A gratidão pode preencher o sentimento de insatisfação. Procure encontrar alegria nas pequenas coisas da vida, afinal a felicidade está nos detalhes.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.