6 passos para superar qualquer dificuldade

5min. de leitura

Aqui vamos passar seis passos para superação de qualquer baque. Não só superar, mas se sair melhor!



Veremos como lidar com aquele revés que vem de surpresa. Como processar a derrota de forma a não perder o foco na ação positiva? Como ressignificar o momento para crescer?

Ninguém gosta, mas ninguém escapa. Todos nós vivemos esses momentos de receber aquela baita notícia ruim. O momento em que somos rejeitados no trabalho, o momento em que nosso negócio deu errado, o momento em que descobrimos que nosso relacionamento amoroso acabou, etc.

Veja aqui meu vídeo sobre este tema:


Aqui vamos listar seis passos para superar esses acontecimentos desagradáveis de forma proveitosa e útil.

1º passo: permita a dor

A primeira coisa é que devemos aceitar a dor. Muitas vezes, sofremos por ter raiva da dor, especialmente quando no caminho do autoaprimoramento e autorrealização, as pessoas acham que não podem se sentir chateadas, e aí lutam com seus sentimentos, ficando ainda piores.

Então aceite a dor, aceite sua fragilidade, isso não o torna mais fraco, mas o alinha com a realidade, deixando-o mais forte.


Permita-se sentir a dor, entendê-la, defini-la propriamente, isso vai ser fundamental para curar a ferida emocional que o evento lhe causou.


2º passo: observe o momento de desconexão com a realidade

Observe como todo seu sofrimento é baseado numa única coisa: sua desconexão com a realidade.

Sua sensação ruim só se deve ao fato de que você cultivou uma fantasia e a bolha estourou. Você achou que tinha de ganhar, achou que precisava daquela pessoa ao seu lado, achou que precisava fechar o negócio. Você achou que assim deveria ser a vida. Mas aí descobriu que não, descobriu que a vida tinha outros caminhos para você.

A diferença entre sua expectativa e a realidade é o que está lhe trazendo sofrimento, não o fato em si.

Quando uma porta se fecha, é só para ajudar você a encontrar a porta certa, mas naquele momento você estava sofrendo, achando que tinha de ser essa porta fechada.


3º passo: veja como sua mente cultivou algo distante da realidade

Tente observar o erro, é assim que aprendemos. Sempre busque ver onde errou para não errar novamente. Observe como foi que construiu e alimentou o paradigma da fantasia, com sua mente no futuro, achando que para ser feliz a realidade precisava ser desse ou daquele jeito.

Veja que você tinha outra opção: viver no aqui e agora, viver seus valores, ou seja, viver uma vida focada nos seus dharmas, uma vida de propósito, em que o objetivo é ser o melhor de você, diante do que a realidade lhe traz.


4º passo: parar de sentir pena de si mesmo

Pessoas mentalmente fortes não sentem pena de si mesmas. Descarte para longe qualquer sentimento de vitimismo, descarte qualquer noção de “eu não merecia isso”.

Tendo se permitido reconhecer a dor inicial, agora jogue para longe qualquer sentimento de tristeza, de lamentação.

Quando você sente pena de si mesmo, você está só aumentando sua dor, atrasando sua vida, tardando sua conquista.


5º passo: cultive a gratidão e veja os novos horizontes se abrindo

Agora respire fundo (de verdade, ajuda muito!).

Cultive gratidão. Sim, isso mesmo, cultive gratidão pelo acontecimento. Aceite o desafio. Com entusiasmo, olhe para sua vida e veja os novos horizontes se abrindo, os novos rumos.

Que descobertas fará neste novo caminho? Quais aspectos de sua pessoa vai descobrir, relevar, nesta nova trajetória?

O cenário mudou, sim, mas nele você poderá ainda ser a melhor versão de você.


6º passo: foque na sua ação iluminada

Agora chegou a hora de traçar sua nova rota, agora deve ver o melhor caminho a trilhar diante da compreensão da realidade como ela se apresenta a você.

Agora que você está se realinhado com a realidade, tendo se afastado de sua bolha de fantasia, é hora de planejar um curso de ação apropriado, o mais alinhado possível com sua natureza, com seus dharmas.

Tendo encontrado a melhor solução, agora busque a menor e mais fácil primeira etapa. Foque agora na sua ação iluminada. A vida continua e continua para melhor.


Conclusão

Experimente esses seis passos diante de qualquer baque em sua vida, veja como você não só vai superar o revés, mas prosperar diante dele!

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.