6 pontos de atenção antes e durante uma entrevista de emprego:

Conseguir uma entrevista de emprego é a oportunidade para impressionar positiva ou negativamente seu entrevistador ou potencial empregador.

É a porta de entrada para aquele emprego que você espera há tempos, portanto, toda atenção e preparação para esse momento crucial é válida.

Veja os seis cuidados que você deve ter para se apresentar bem na próxima entrevista:

PONTOS DE ATENÇÃO:

1 – Saber dos requisitos exigidos para a vaga.

Não adianta enviar currículos, ser selecionado em certas etapas do processo, mas não atender a um ou outros critérios apontados para o cargo. Certifique-se de que se encaixa em todos os requisitos do  perfil.


2 – Conhecer a empresa, seus principais produtos, serviços, missão social e visão geral de mercado. 

Dá para acreditar que existam candidatos que não sabem, de pronto, nem ao menos o nome da empresa que pretendem ingressar? Antes da entrevista é essencial que se faça a lição de casa. Conhecer seu possível local de trabalho o deixará mais à vontade para fazer e responder questões específicas.


3 – Estar atualizado

A falta de conhecimento da realidade cotidiana que o cerca pode colocá-lo em situação embaraçosa. Além de ficar mais nervoso por não saber responder a questionamentos sobre política ou economia, por exemplo, você passa uma imagem de desconectado. E isso não é nada bom! Leia os principais jornais locais, veja o que é notícia na TV, leia sites jornalísticos, converse com amigos, etc. Lembre-se se sempre: conhecimento é poder.


4 – Prepare-se para falar de si mesmo.

É fato que você terá que responder a diversas indagações e muitas delas terão como alvo você mesmo. Assim, esteja preparado para responder às questões do tipo: quais seus pontos positivos e negativos? Por que deseja trabalhar nessa empresa? O que o difere dos demais candidatos? Dar uma resposta adequada para cada pergunta pode salvar o seu dia.


5 – Vestir-se apropriadamente. 

Antes de escolher o look do dia, saiba como são as vestimentas usadas pela instituição ou empresa e também pelo cargo que pretende ocupar. A opção deve levar em conta essas informações. Além disso, opte por roupas confortáveis, tons claros, poucos acessórios e muito bom senso.


6 – Contenha a ansiedade e o nervosismo.

É normal ficar apreensivo antes de uma situação em que seremos avaliados. Entretanto, deve-se evitar demonstrar isso ao seu recrutador. Não esfregue as mãos, bata os pés repetidamente, olhe para baixo, fale muito baixo ou rapidamente, ou peça desculpas por estar nervoso(a). Procure manter-se calmo(a), fale pausadamente, olhe nos olhos, tenha um aperto de mão moderado (forte demais pode indicar certa agressividade e fraco demais pode ser entendido como desânimo), sorria. Cuidado com a linguagem não verbal, ela pode derrubar você.

Portanto, numa entrevista de emprego é indispensável conhecer as regras do jogo. Saber se tem o perfil requisitado, conhecer o nicho que a empresa está estabelecida, além de treinar suas habilidades de comunicação para mostrar seu potencial para o empregador são características que o farão se dar bem em qualquer processo de seleção.

Boa sorte!

_____________

Direitos autorais da imagem de capa: georgerudy / 123RF Imagens




Deixe seu comentário