5min. de leitura

7 dicas poderosas para fazer de 2020 o melhor ano de sua vida!

Quer negócio melhor do que a sua vida?



Quer investimento maior do que chegar saudável, com lucidez, aos 100 anos? Quer melhor resultado do que ter relacionamentos saudáveis e duradouros? Quer ter realização no seu trabalho, no que faz?

Gosto muito do trabalho do Conrado Adolpho, em que ele cita que todos nós somos empreendedores, tendo empresa ou não:

“Ser um empreendedor significa resolver problemas para gerar valor na sociedade e ter uma postura ativa diante da vida. Ser empreendedor significa ter uma atitude ativa diante da vida. Saiba que sua própria vida é o seu grande empreendimento. O maior deles. É preciso ter uma atitude empreendedora diante dela. Se tiver essa postura, terá uma vida de sucesso, assim como os grandes empreendedores tiveram sucesso em suas empresas.”


Temos muito acesso à informação e um índice muito mais elevado de ansiedade, de estresse, de depressão… Estranho, não é?

Percebo uma enorme pressão para que as pessoas tenham sucesso, bem-estar, qualidade de vida… E você deve estar pensando: mas não é disso que precisamos para alcançar a felicidade? Sim e não. Não precisamos de pressão, não precisamos de fórmulas prontas, já que somos individuais e cada um de nós precisa adequar tudo ao seu jeito de ser.

Transformar desejos e sonhos em planos bem definidos exige esforço físico e mental, bem como investimento financeiro, de tempo, emocional… Tudo isso é necessário para lidar, de forma saudável, com os diferentes obstáculos do nosso caminho.

Talvez o aspecto psíquico mais necessário para ser protagonista da própria história seja a capacidade de tolerar frustrações, ter resiliência.


E, como temos na nossa cultura o hábito de rever planos no fim do ano, vamos a essas sete dicas:

1. Defina claramente o que quer para os dois próximos anos. Observe bem os detalhes do que realmente quer. Pergunte-se: para onde estou indo e por que estou indo para lá?


2. Trace mentalmente (ou no papel) uma ponte. O cérebro grava muito bem essa simbologia. Você está num lado dela e se vê atravessando, dando os passos que está traçando nesse exercício. Lá do outro lado está o cenário que quer em dois anos. Isso ajuda a manter a motivação. Simbologias são poderosas aliadas!


3. Escreva, especificamente num local onde possa rever semanalmente, os passos para alcançar cada meta. Quebre essas metas em pequenas metas. Coloque prazos, frequência, necessidades para dar continuidade a elas.


4. Mude hábitos para que seu cérebro impulsione você para a ação: viva mais intensamente o presente, contemple mais os bons momentos e as coisas belas, esteja aberto ao novo e diminua críticas, julgamentos e reclamações, assim você constrói um cérebro positivo que o ajuda nesse crescimento.


5. Escreva sempre pequenos contratos para suas metas e assine esse compromisso. Se achar viável, peça a alguém para servir de testemunha e ajudar a acompanhar essas etapas. Podem ser pessoas diferentes para cada meta.


6. Incentive as emoções positivas em sua vida. Por meio delas, as pessoas se tornam mais criativas, mais sábias, mais resilientes, mais sociáveis e mais saudáveis.


7. Acredite mais em você, arrisque-se mais, afinal, como disse Amyr Klink: “Para quem tem rumo, até o vento vira a favor.” Coloque toda a sua intenção e foco no que quer, seja positivo para dar continuidade ao que foi estipulado, mas reveja-o semanalmente para conseguir o resultado desejado.

Termino com uma reflexão de Carl Jung: “Eu não sou o que me acontece, eu sou o que escolho me tornar.”

Vamos escolher começar agora nosso futuro saudável e de realização!

 

Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Amor: 123RF Imagens.

Você sabia que O Amor está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.