Colunistas

7 razões pelas quais você deve orar por alguém e os benefícios dessa prática

7 razoes pelas quais voce deve orar por alguem e os beneficios dessa pratica

Quando alguém que amamos está passando por uma situação difícil – ou nossa comunidade, ou nosso país –, podemos interceder em oração. Intercessão é, de forma simples, orar por outra pessoa, pedindo-lhe uma bênção ou milagre.



Só que interceder por alguém também traz benefícios para quem ora. Sim! A seguir, você saberá como interceder em oração por outra pessoa e as graças que essa atitude de amor pode trazer para sua vida.

O que é intercessão?

Muitos se perguntam qual a diferença entre oração e intercessão. Quando oramos, nós nos conectamos com Deus com as mais diversas intenções possíveis: agradecer, pedir uma bênção, um milagre ou uma orientação. A oração é, na maioria das vezes, mais pessoal.


A intercessão é colocar-se em oração por outra pessoa, é criar uma ponte entre aquele que precisa da oração e Deus. O intercessor tem humildade, mas com ousadia luta em favor do seu semelhante. Podemos ver ao longo das Escrituras que a necessidade do intercessor é várias vezes citada. O Pai busca duas coisas em seu povo: adoradores e intercessores.

“O meu intercessor é meu amigo, quando diante de Deus correm lágrimas dos meus olhos; ele defende a causa do homem perante Deus, como quem defende a causa do amigo.” (Jó 16:20,21)

Como interceder por alguém

O segredo sagrado para interceder em oração por outra pessoa é a empatia. Empatia deriva da palavra empatheia, que no grego significa “paixão”. Significa buscar a compreensão dos sentimentos e das emoções do outro, colocar-se no lugar dele.


Esse é o primeiro passo para interceder por alguém. Ao orar, você deve ter a capacidade de sentir o que o outro sentiria, caso você estivesse na mesma situação vivida por ele. Sem julgamentos, sem diferenças e de coração aberto!

A intercessão pode ser feita sozinha ou com outras pessoas que partilham da mesma fé. Comece sua oração agradecendo a Deus por estar em Sua presença e pedindo que Ele volte Seu olhar para determinada pessoa ou situação, através das suas palavras. Apresente a situação, peça que Deus dê a melhor solução para ela e, novamente, agradeça-Lhe. Amém!

7 benefícios da intercessão

Mike Bickle, diretor da International House of Prayer of Kansas City (EUA), lista em seu livro “Crescendo em oração” os sete benefícios da intercessão:


1. Aprofunda a intimidade com Deus

A intercessão nos ajuda a crescer em intimidade com Deus e transforma os nossos corações, pois permite que a Palavra de Deus se faça mais presente em nossas vidas.

As nossas orações pelos outros afetam os nossos próprios corações mais do que podemos perceber.



2. Aumenta nosso entendimento

Quando oramos por outra pessoa, fortalecemos nossa fé. A intercessão permite nosso acesso a revelações espirituais, como Paulo afirmou em sua oração: “Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele. Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força.” (Efésios 1:17-19)


3. Libera o poder de Deus


A intercessão libera o poder e a justiça de Deus à medida que muda a atmosfera espiritual de um relacionamento ou mesmo de toda uma comunidade. O reavivamento é liberado numa medida muito maior quando intercedemos por quem está próximo de nós. Disse Jesus Cristo:

“Acaso Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele dia e noite? Continuará fazendo-os esperar? Eu lhes digo: ele lhes fará justiça, e depressa. Contudo, quando o Filho do homem vier, encontrará fé na terra?” (Lucas 18:7,8)


4. Une-nos em comunidade e em amor


A intercessão também une os nossos corações às pessoas e aos lugares pelos quais oramos. É praticamente impossível orarmos por ou com alguém sem nos importarmos, sem sentirmos amor por essa pessoa ou grupo de pessoas. Mais do que isso: interceder em oração por outra pessoa é a mais pura demonstração de amor por alguém.


5. Renova a fé

Interceder por alguém é colocar em prática o que a Palavra de Deus nos apresenta, é elevar a Deus o que Ele nos ensinou, em um ciclo de renovação da nossa fé. Orar fortalece a nossa crença no poder de Deus, mas orar por outra pessoa mostra o quanto dependemos do poder que vem do Pai para agirmos neste mundo.



6. Multiplica as bênçãos

A lei de Deus nos ensina que dar é melhor do que receber. À medida que damos em oração, intercedendo por alguém, a bênção virá de volta para nós. Não importa por quem oramos. Até mesmo quando intercedemos por pessoas com as quais não nos damos bem, como Jesus nos orientou a fazer, somos abençoados por essas orações. Toda oração de bênção por outra pessoa é uma oração que Deus devolve a você e aos seus entes queridos.

“Deem, e lhes será dado: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois à medida que usarem, também será usada para medir vocês”. (Lucas 6:38)



7. Fortalece a herança da Palavra de Deus

O ato de interceder nos dá uma “herança” nas pessoas e nos lugares pelos quais oramos. A intercessão é como um investimento espiritual, que nos dá a sensação de sermos parte e também uma bênção eterna e alegria em todas as pessoas e lugares pelos quais oramos e servimos.

E mais: a nossa herança na intercessão tem um impacto em longo prazo. As nossas orações por pessoas e comunidades têm impacto tanto agora como nos anos que estão por vir!

Em muitos momentos da vida, nós nos sentimos desamparados e sem saber em qual direção seguir. Interceder pelas pessoas que você ama vai confortá-las e ajudá-las a seguir na melhor direção.

Gostou desse artigo?

Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

Há uma grande diferença entre ser usado e ser amado. Quem ama cuida e protege

Artigo Anterior

“Tudo passa, exceto Deus. Deus é o suficiente!” (Chico Xavier)

Próximo artigo

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.