6min. de leitura

A arte de dizer “não” é construída, e não significa egoísmo, mas amor-próprio

A poderosa arte de dizer “não”.



Só o tempo será necessário para nos conhecermos melhor. Algumas pessoas nascem prontas; outras levam anos; outras, uma vida inteira. Cada uma ao seu tempo. O que importa é que sempre há tempo para mudar em nós aquilo que nos incomoda e até mesmo nos prejudica. Somos seres humanos em construção e em constante evolução.

Mister se faz não focar no que os outros vão achar, mas primeiramente no seu bem-estar. É este que lhe dará condições de ter saúde física e mental essencial para todas as atribuições e obrigações necessárias à sua subsistência e sobrevivência. É o seu bem-estar que o fará sorrir todos os dias e, dessa forma, contagiará todos ao redor com sua leveza, liberdade e desprendimento. Estando bem, tudo flui, e é isso que realmente importa.

Clique em “dane-se” e seja feliz!

A vida é uma caminhada na qual devemos aprender a apertar o botão “Dane-se” para tudo o que é tóxico, pois esse veneno é capaz de nos matar fisicamente ou mentalmente, com as doenças do corpo ou da alma, aos poucos, sem nos darmos conta do mal que nos causa.


O melhor remédio é a prevenção e, para isso, é preciso esforço por meio de um olhar atento para si mesmo. Seja verdadeiro consigo e não se engane. Saiba analisar e ponderar.

Aprenda a se afastar das pessoas e das coisas que fazem você se sentir mal, a evitar circunstâncias desgastantes, a aceitar o que não se pode mudar, a levar a vida de maneira leve, a ser livre e desprendido.

Enfim, antes de ser uma pessoa boa com os outros, aprenda a ser uma pessoa boa para si próprio, dizendo “não” para tudo o que o incomoda.


Caso tenha dificuldade de aprender a lição e não consiga mudar o foco e ir ao encontro do seu amor-próprio, Deus dará um jeito de lhe fazer enxergar dentro de si mesmo, pois Ele quer ver você bem. E, se não conseguir aprender com o amor, aprenderá com a dor, pois tudo contribuirá para o seu crescimento e felicidade plenos.

Certa vez, vi na internet a seguinte colocação de uma pessoa sábia:

“Às vezes, acostumamos a ficar bem quietinhos dentro de um ofurô cheio de fezes, pois se nos movimentarmos muito, irá feder. Dessa forma, será necessário coragem para sairmos do comodismo, por mais que cheire mal, no início, para irmos para um ofurô que realmente merecemos, ou seja, bem limpinho e cheiroso.”

Essa colocação se encaixa como uma luva em várias situações da nossa vida, e quando adquirimos essa consciência de sair do comodismo e aprender a dizer “não” para tudo que nos faz mal, já será meio caminho andado para uma vida feliz e cheia de sentido.

Enquanto não aprendermos essas lições, Deus nos mostrará o caminho certo, por mais que seja desconfortável, no início. Ele mesmo nos dará coragem suficiente para atravessar o deserto da escassez a fim de chegarmos à terra prometida da abundância.

Então, vamos começar agora mesmo a aprender a arte de dizer “não” e ir ao encontro do nosso amor-próprio, para termos uma vida plena.

A vida não dá garantias de que não passaremos por tempestades, mas nos garante que elas passarão. Então reflita: e daí, se você não conseguir passar no curso que sempre almejou, se passou por alguma enfermidade, se viveu desilusão amorosa, períodos de vacas magras, se passou por sobrecarga de atribuições, períodos de revolta? Depois de todas as tempestades, sempre veio a bonança.

E a boa terra dará seus frutos.

Lembre-se de que, para o plantio em grande escala, é necessário arar a terra, revirando-a, deixando-a em condições favoráveis para receber a semente, que germinará e dará bons frutos.

Tudo tem o seu tempo. Tempo para o preparo, para o cultivo e para a colheita. Para que se desesperar, atropelando e dificultando as coisas que não podem ser mudadas, colocando-se um peso bem maior do que realmente existe? Deus está no comando e a tempestade vai passar.

O apagão serve como preparação para a superação, é sinal de que algo extraordinário está prestes a acontecer. Seja grato até pelas coisas ruins, pois sem elas as coisas boas não acontecerão.

Confie tudo a Deus!

Se algo não vai bem, é um mal necessário que se tem de enfrentar sem fraquejar, pois nenhum obstáculo é maior do que as forças necessárias para ser suportado. Confie e entregue tudo nas mãos de Deus!

Dará tudo certo e você será surpreendido pela vitória bem superior à que almeja. É o verdadeiro milagre operando na sua vida. No fim, tudo dará certo, pois Deus escreve certo por linhas tortas.

Tenha fé e espere, com paciência, pois o triunfo está a caminho para ser comemorado em grande estilo.

 

Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Amor: 123RF Imagens.

Você sabia que O Amor está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.



Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.