A arte de se alimentar e se nutrir

3min. de leitura

Será que as escolhas que fazemos no momento da fome vão nos manter bem e com disposição para seguir o dia?



Alimentar-se na hora em que o nosso estômago faz aquele barulhão, em que sentimos aquela fome real, física, é uma delícia.

Sentir os sabores de todos os alimentos que mastigamos, de garfada em garfada, ah, que sensação maravilhosa!

Mas, será que tudo o que escolhemos para comer naquele momento vai realmente nos nutrir com todos os nutrientes de que precisamos para ter nossa saúde em dia, como deve ser? Será que as escolhas que fazemos no momento da fome vão nos manter bem e com disposição para seguir o dia?


Se comermos quando bater aquela fome, naquele horário usual do cotidiano, certamente a nutrição será melhor. Por mais que queiramos comer tudo o que aparecer, na hora real de nos alimentarmos, certamente faremos escolhas melhores e mais conscientes, sem privações.

Mas, se deixarmos aquela fome seguir adiante e adiarmos a nossa refeição, fato será que comeremos muito, praticamente o buffet toooodo! Nesse momento, o vazio no estômago é tanto que preferimos alimentos mais gordurosos, mais cremosos, com molhos mais calóricos e nem nos lembramos daquelas que nos proveem vitaminas e sais minerais, que são as frutas, verduras e legumes.

Se, em nosso prato, colocarmos uma porção de cada grupo, o corpo ficará alimentado e nutrido, pronto para continuar as tarefas do dia.


Agora, imaginem-se fazendo essa alimentação pesada, quase todas as noites, porque durante o dia “faltou tempo” para comer? Imaginaram? Qual a sensação que tiveram? Foi de satisfação ou culpa? Sentiram-se leves ou pesados?

Não é errado comer um lanche ou uma pizza, de vez em quando, ou fazer churrasco com amigos e curtir o momento. A vida social faz parte e é saudável divertir-se, mas alimentar-se e nutrir-se daquilo que se come é também muito bem-vindo e satisfatório. Trazendo mais satisfação, a alegria e a energia para a diversão serão garantidas!

Nosso corpo é sagrado, é nosso templo e merece todo o nosso amor, carinho e cuidado!

 

Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Amor: Evgeny Atamanenk/123RF Imagens.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.