3min. de leitura

A importância de deixar ir: deixe o passado no passado e viva o presente

As pessoas felizes pensam em seu passado com gratidão, aproveitam o presente e encaram com otimismo as surpresas que o futuro pode trazer.


Você se lembra quando tirou sua carta de motorista? Você se lembra de quantas aulas precisou, da reprovação ou do sentimento que teve ao ser aprovado no teste?

E quanto ao que sentia durante a preparação para as aulas, você estava tenso, nervoso? O que você sentia?

Agora tente se lembrar da escola, você se lembra daquela prova difícil de matemática em que você precisava atingir a média para passar de ano? O que sentiu enquanto estudava? Você ficou muito nervoso durante a prova?


Com toda certeza você tem lembranças desses momentos, mas muito provavelmente não consegue trazer de volta o sentimento daquele momento.

Isso é o passado, vivemos e aprendemos. Naquele momento sentimos, ficamos nervosos, tristes, choramos, chegamos a acreditar que não é possível e então atingimos o objetivo. Subitamente um novo sentimento é criado e ficamos felizes, empolgados e nos sentimos bem.

O sentimento passa e o aprendizado fica.


Agora já sabemos dirigir e somos gratos pelas aulas, pelos desafios. Agora estamos na faculdade e somos gratos pelo esforço, pelo aprendizado.

Tem uma famosa frase que diz: “A vida só pode ser compreendida olhando para trás, mas só pode ser vivida olhando para frente.”

Isso é o passado, não importa o que vivemos, se foi a perda de alguém que amamos, se foi uma separação, o fim de um namoro, talvez um filho deixando a sua casa, não importa, o importante é o que aprendemos, é o que vivemos.

Agora você já sabe dirigir, então guie seu carro em direção ao futuro e não busque dentro você os sentimentos que teve durante a suas aulas.

As pessoas felizes pensam em seu passado com gratidão, aproveitam o presente e encaram com otimismo as surpresas que o futuro pode trazer.

Lembre-se de que: lamentar a dor passada no presente é criar outra dor, é sofrer novamente. Agradeça e siga em frente. Só assim você conseguirá ser feliz.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Amor: 123RF Imagens.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.