Apesar de todos os problemas, ative o escudo positivo em sua vida!

4min. de leitura

Cérebros mais positivos são muito mais criativos, mais focados, mais saudáveis e intensos!

Aproveitam muito mais oportunidades, são mais resilientes, enfrentando as situações caóticas mais fortalecidos, tomando decisões ponderadas e certeiras.



Mas, o que sempre escuto: como manter equilíbrio e foco com tantas influências negativas, reclamações, violência, stress. O correto é a gente se treinar para enfrentar os piores momentos, pois esses fortalecimentos nos trazem baixa de ansiedade, coragem, segurança.

Viktor Frankl, Psicólogo Austríaco que sofreu torturas no campo de concentração disse: “Nós que vivemos nos campos de concentração, podemos nos lembrar dos homens que andavam pelos alojamentos consolando os demais, doando seu último pedaço de pão. Eles podiam ser apenas alguns poucos, mas ofereceram provas suficientes de que tudo pode ser tirado dos seres humanos, exceto uma coisa, a última das liberdades: a de escolher sua atitude naquelas circunstâncias, a de escolher o próprio caminho.

As pessoas não precisam viver sem tensão, mas , sim, esforçar-se por uma meta maior, o chamado por um significado a ser preenchido”.

Algumas práticas nos auxiliam profundamente na liberação dos neurotransmissores necessários para nosso bem-estar, mas, o que é bom para um, pode não ser para outro, então, vamos construir nosso próprio Manual.


Aqui mesmo, em alguns artigos recentes, tem lista de opções para liberação do Quarteto Fantástico: Dopamina, Ocitocina, Serotonina e Endorfina. São muitas opções, mas você precisa escolher apenas as que são prazerosas e que você pode dar continuidade.

Aqui, um exercício direcionado para fortalecimento dos canais positivos, que ativa nossos sentidos de forma centrada, principalmente se você colocar um aroma agradável no ambiente quando fizer.

Precisamos levar a sério o cuidado conosco e com nosso cérebro. Pelo menos praticar três coisas simples, básicas, mas de um resultado fantástico:

  • Valorizar o que somos e o que temos, agradecendo mais e reclamando menos, pois reclamar mata nossos neurônios.
  • Cultivar emoções positivas como gentileza, bondade, empatia, perdão, gratidão, alegria, felicidade. Afinal, comportamento gera comportamento e, se faço a minha parte e mantenho o meu comportamento “do bem”, esse resultado se espalha ao nosso redor.
  • Ao levantar, dê um auto abraço, um sorriso e sinta a felicidade de estar vivo. Ao longo do dia, preste atenção na respiração e na tensão muscular de tempos em tempos e, quando perceber tensão ou respiração ansiosa, corrija. Antes de dormir, pense apenas nas coisas boas que aconteceram no dia, sinta gratidão e alegria, o que ajuda a entrar em sono profundo.

Grande abraço!


Isabel

_____________

Direitos autorais da imagem de capa: gpointstudio / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.