4min. de leitura

Aproveite os problemas para mover-se e criar uma melhor realidade para sua vida

Aproveite cada oportunidade de decisão para mover-se positivamente, criando nova realidade em toda e qualquer circunstância. 



É da natureza do ser humano ocupar sua mente com aflições inexistentes, que causam inquietação constante, em alguns momentos mais, em outros menos.

Mesmo que estejamos sempre de cabeça cheia, é importante nos lembrar do vazio. Nada acontece, se não criarmos a realidade, primeiramente, em nossa mente.

Quer ver? Você está em uma fase tranquila da vida e tudo vai bem, então, indo para o trabalho, em um dia normal, seu carro se quebra. O que você faz? O correto é solucionar o problema e seguir em frente, não é mesmo? Mas o que fazemos? Iniciamos uma ação de gasto de energia vital, com sofrimentos desnecessários e preocupações sem fundamento.


“Vou me atrasar!”

“O que faço?”

“Como isso foi acontecer?”


“Por que comigo?”

“Isso não poderia acontecer agora!”

E, se a cada acontecimento inesperado, pudéssemos recriar a realidade, como seria? Você está em uma fase tranquila da vida e tudo vai bem, então, indo para o trabalho, em um dia normal, seu carro se quebra. O que você faz? Para e pensa nos procedimentos de emergência:

  • Preciso avisar no trabalho que vou me atrasar.
  • Preciso chamar ajuda para rebocar.
  • Preciso do contato de um mecânico bom e de confiança.
  • Faço algumas ligações e resolvo o problema.

Não seria muito mais simples? Então, por que complicamos pequenos acontecimentos, levando-os a proporções, por vezes, sem solução? 

Isso acontece quando deixamos nossas emoções assumirem o controle da situação. O autocontrole é racional, a praticidade é racional. O medo, a angústia, o vitimismo, a insegurança e todos esses sentimentos que nos travam em momentos que exigem decisão e ação são emoções e, se não houver controle sobre elas, nada acontece.

Todos nós possuímos o poder de decisão, basta apenas despertá-lo. Através do autoconhecimento, você identifica o que é emoção e o que é razão, então decide qual cabe melhor naquele momento.

Vamos então a outra situação: você recebe uma ligação de alguém dizendo que um ente muito próximo e querido faleceu. O que você faz? Age racionalmente? Não! Esse é um momento em que devemos deixar as emoções aflorarem. É importante nos permitir viver as emoções daquilo que não pode ser mudado.

Você tem o poder de decisão sobre o próprio corpo e é necessário sabedoria para como e quando utilizá-lo. Tudo está dentro de nós, todas as respostas e todas as informações de que precisamos. Para isso é essencial, em qualquer situação, parar, respirar fundo e fazer o que precisa ser feito.

Nada acontece por acaso, cada pessoa que você conhece está lidando com os próprios monstros, o que mantém você na frente e seguro é a maneira como lida com os seus.

Aproveite cada oportunidade de decisão para mover-se positivamente, criando nova realidade em toda e qualquer circunstância.

 

Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Amor: magiceyes/123RF Imagens.

Você sabia que O Amor está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.