3min. de leitura

As dificuldades da vida me deixaram expert em superação

“A vida tem uma sabedoria que nem sempre alcanço, mas que eu tenho aprendido a respeitar, cada vez com mais fé e liberdade.” Ana Jácomo


Existe um texto da Ana Jácomo que me inspira constantemente e no qual acredito muito, ele fala sobre o que são certas circunstâncias e pessoas em nossa vida, e o quanto mudam, fortalecem e ensinam a cada um de nós.

Segue um pequeno trecho: “Olhando daqui, percebo que pessoas e circunstâncias tiveram em minha vida um propósito maior do que muitas vezes, no momento de cada uma, eu soube, pude e aceitei. Parece-me, agora, que cada uma, no seu próprio tempo, do seu próprio modo, veio somar para que eu chegasse até aqui, embora algumas vezes, no calor da emoção da vez, eu tenha me rendido à enganosa impressão de que veio subtrair. A vida tem uma sabedoria que nem sempre alcanço, mas que eu tenho aprendido a respeitar, cada vez com mais fé e liberdade.”

As circunstâncias nos põem à prova

Quem de nós, ao passar por grandes dificuldades ou ter pessoas que nos testam diariamente, não se questiona sobre o porquê de tudo isso, chegando, muitas vezes, a desanimar e a desacreditar na vida?


Passar por certas circunstâncias põe à prova o nosso poder de transformação, a força da nossa resiliência, levando-nos, muitas vezes, a sair da zona de conforto e a enfrentar os problemas de cabeça erguida.

Sabemos que, durante a nossa vida, muitas coisas virão para nos ensinar e transformar, fazendo com que ganhemos aprendizado, mas até conseguirmos enxergar isso, leva-se tempo.

No olho do furacão, raras são as pessoas que conseguem enxergar tais circunstâncias do lado de fora e ter paciência de esperar passar, e usar isso para se transformar. Depois que esses períodos passam, conseguimos ver que aquilo que achávamos ser uma tempestade era, na verdade, uma leve brisa, e que nos ensinou e nos transformou.


Alguns professores vêm, muitas vezes, disfarçados de dor, algumas circunstâncias vêm para nos tirar do conformismo, de certezas absolutas e bagunçar aquilo que já tínhamos como garantido. Nenhuma mudança vem sorrateiramente, o que não podemos é endurecer ou lutar contra ela.

Temos, sim, de aprender a nos reinventar, aceitar o frescor das mudanças e ser feliz, apesar de tudo.

 

Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Amor: 123RF Imagens.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.