Às vezes, a gente cai, porque precisa aprender a se levantar…

5min. de leitura

Sabe o Batman, o personagem fictício da DC Comics? Ele mesmo! Eu sou fã da história do menino que, após testemunhar o assassinato dos pais, decidiu desenvolver-se física e mentalmente para fazer justiça.



A história deste super-herói me faz pensar que os problemas que vivemos na vida – especialmente os mais difíceis – podem fazer maravilhas pela nossa evolução pessoal.

Eu sempre gostei de pensar que as situações da minha vida têm um propósito, ou seja, uma razão para acontecer de determinada forma e em determinado momento. E isso vale também para todas as experiências negativas. Nos momentos mais críticos da minha vida, eu encontrei verdadeiros TESOUROS para a minha evolução como pessoa.

Eu sou grata pela minha maior dor

Houve um período especialmente doloroso da minha vida em que tive depressão e um transtorno de personalidade, o TPB (transtorno de personalidade borderline, caracterizado por instabilidade e hipersensibilidade emocional, comportamentos autodestrutivos, dependência etc). Pensa na fase mais difícil da sua vida… Essa foi a minha.


E, apesar de, na época, eu não enxergar solução para o meu problema e acreditar que aquela situação realmente iria me matar, as coisas lentamente mudaram e, num belo dia, aquele pesadelo já era passado para mim. E sabe o melhor? Toda a dor que eu senti e todas as perdas que tive com a situação valeram a pena. Parece absurdo, mas hoje eu consigo inclusive ser grata por tudo aquilo.

Sabe por quê? Porque, por ter vivido toda aquela “tragédia”, duas coisas importantes aconteceram:

  1. Eu APRENDI que a limitação emocional é um problema extremamente sério
  2. Por ter sentido a seriedade disso na pele, eu DECIDI ser parte da solução deste problema

Problema = oportunidade

Este é apenas um exemplo, pessoal, de como um grande problema pode trazer aprendizados e decisões importantes. E tais aprendizados e decisões podem nos fazer crescer muito. O aprendizado que tive e as decisões que tomei a partir do que me aconteceu não apenas me fizeram melhorar como pessoa, como também, conduziram-me à missão de vida que persigo hoje, de incentivar a transformação das pessoas.


Os problemas são OPORTUNIDADES PRECIOSAS que nos forçam a parar e rever a maneira como conduzimos nossas vidas. Quando nos vemos diante de uma situação problemática, geralmente buscamos por uma solução, não é?

E, como não se resolve um problema com a mesma mentalidade que o criou, neste processo, desenvolvemos uma nova maneira de pensar, um novo mindset. E esta nova mentalidade, então, permite-nos ir para o próximo nível, o que, afinal, permite-nos crescer.

Diferentemente de mim, pode ser que você não acredite que tudo tem um propósito, mas o fato é que você pode se beneficiar de seus problemas e evoluir como pessoa mesmo assim.

Uma excelente maneira de fazer isso é por meio de Perguntas Poderosas de Sabedoria (que, em Coaching, chamamos de PPS). Então, ao se deparar com uma situação negativa em sua vida, pergunte-se:

  1. O que posso extrair de APRENDIZADO desta situação?
  2. A quais DECISÕES este aprendizado me conduz?
  3. A quais AÇÕES este aprendizado e estas decisões me conduzem AGORA?
  4. Pelo que posso ser grato (a) nesta situação?

As perguntas certas, aquelas que são orientadas para resultados positivos, ajudam-nos a fazer com que os ganhos sejam muito maiores do que as perdas, em momentos desafiadores.

Se você estiver passando por um deles, aproveite a sua oportunidade e faça a experiência ruim “valer a pena”. Ou seja, aprenda tudo o que precisa aprender agora para evoluir e não ter que passar novamente por isso no futuro.

Que aprendizado você pode extrair HOJE dos problemas que enfrenta? Quais decisões e ações você pode fazer AGORA? Na história fictícia do Batman, o sofrimento pela morte de seus pais foi exatamente o que o fez tornar-se um super-herói.

Você topa transformar sua queda em um voo incrível? Eu topo! Vamos lá?

__________

Direitos autorais da imagem de capa: luna123 / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.