publicidade

Atitudes que esgotam energias

1 – PENSAMENTOS OBSESSIVOS

Pensar gasta energia, e todos nós sabemos disso. Ficar remoendo um problema cansa mais do que um dia inteiro de trabalho físico. Quem não tem domínio sobre seus pensamentos, o que é um mal comum às criaturas ocidentais, torna-se escravo da mente e gasta a energia que poderia ser convertida em atitudes concretas, além de alimentar os conflitos. Não basta estar atento ao volume de pensamentos, é preciso prestar atenção à QUALIDADE DELES. Ao focar o BEM, atraímos o bem, mas focando o MAL damos força as NEGATIVAS, pela FORÇA DE ATRAÇÃO que existe em nós. Pensamentos positivos, éticos e elevados podem recarregar as energias, enquanto o pessimismo consome energia e atrai mais negatividade.




2 – SENTIMENTOS TÓXICOS

ATITUDES QUE ESGOTAM  -  FOTO 01 - SENTIMENTOS TOXICOS

Choques emocionais e raiva intensa também esgotam as energias, assim como ressentimentos e mágoas nutridos durante anos seguidos. Não é à toa que muitas pessoas ficam estagnadas e não são prósperas, e o motivo é que a energia que alimenta o prazer, o sucesso e a felicidade é gasta na manutenção de sentimentos negativos. Medo e culpa também gasta energia e gera a ansiedade, a vida atribulada pelo desejo de possuir cada vez mais, em que o TER substitui o SER, provocando a queda da imunidade acusada pela IMUNO GLOBULINA-A. Por outro lado, os sentimentos positivos, como amizade, amor, confiança, desprendimento, solidariedade, caridade, autoestima, alegria e o bom humor recarregam as energias e dão força para empreender nossos projetos e superar os obstáculos.


3 – MAUS HÁBITOS, FALTA DE CUIDADO COM O CORPO

Descanso, boa alimentação, hábitos saudáveis, exercícios físicos e o lazer são sempre colocados em segundo plano. A rotina corrida e a competitividade fazem com que haja negligência em relação a aspectos básicos para manutenção da saúde energética. Lembre-se de que a corrida pela vida,  pode leva-lo mais cedo para a morte, cuide bem do seu corpo para evitar que outros venham a cuidar de você nas doenças. De que adiantaria chegar a velhice tendo perdido a saúde e não podendo desfrutar dos bens adquiridos, dependendo de tudo e de todos.


4 – FUGIR DO PRESENTE

ATITUDES QUE ESGOTAM SUA ENERGIA - FUGIR DO PRESENTE  - FOTO 02


As energias são colocadas onde à atenção é focada. Às criaturas tem a tendência de achar que no passado às coisas eram mais fáceis: “BONS TEMPOS AQUELES!”, costumam dizer. Tanto os saudosistas, que se apegam às lembranças do passado, quanto àqueles que não conseguem esquecer os traumas, e em consequência disto deixaram as energias paralisadas prejudicando seus órgãos, conforme nos ensina W. Reich colocam suas energias no passado, não dando conta de que o passado está morto e enterrado no passado,  portanto é no hoje, aqui e agora, que estas energias têm que reflorir. Por outro lado, os sonhadores ou as pessoas que aguardam o futuro, depositando nele sua felicidade e realização, deixam pouca ou nenhuma energia no presente. É apenas no presente que podemos construir nossa vida e felicidade futura, pois se estamos vivendo hoje as consequências do que fizemos ontem, o nosso amanhã irá refletir tudo o que estivermos construindo hoje.


5 – FALTA DE PERDÃO

Perdoar significa soltar ressentimentos, mágoas e culpas. Libertar o que aconteceu e olhar para frente. Quanto mais perdoarmos, menor será a bagagem interior para  carregarmos, com isto gastaremos menos as energias, que utilizamos para alimentar as feridas do passado. Mais do que uma regra religiosa, o perdão é uma atitude inteligente daquele que busca viver bem e quer seus caminhos livres para a felicidade. Quem não sabe perdoar, fica obeso de energia pesada e passa a vida carregando sem necessidade fardos pesados. Jesus em sua infinita sabedoria, muito antes da Ciência ensinava: PERDOAI OS VOSSOS INIMIGOS. E quando Ele transmite este ensinamento não cita que o nosso inimigo é que necessita do nosso perdão, mas ao retribuir o mal que recebemos pelo bem, esquecendo as ofensas recebidas, estaremos nos livrando de uma carga negativa muito pesada.



6 – MENTIRA PESSOAL

Todos mentem ao longo da vida, mas para sustentar as mentiras muita energia é gasta. Somos educados para desempenhar papéis e não para sermos nós mesmos: A mocinha que tem que se mostrar honesta e boazinha, o machão que teme ser gentil e educado, o sofredor que se faz de vitima, a mãe extremosa que sacrifica sua felicidade e necessidades de afeto, ternura e carinho visando o bem da família , o corajoso que narra seus feitos, o pai enérgico que não demonstra amor para não perder autoridade, são representações que executamos sufocando o nosso EU VERDADEIRO para não brigarmos com meio mundo. As TENDÊNCIAS ADQUIRIDAS pelos ensinamentos ou opiniões com que  tentam nos influenciar, chegam a forçar nossas TENDÊNCIAS INATAS, moldando nossa personalidade em nossa forma de  SER, PENSAR E AGIR. Para interpretar um papel diferente da nossa realidade gastamos uma ENERGIA POSITIVA, ao contrário de que quando somos nós mesmos, a vida flui e tudo acontece com pouquíssimo esforço.


7 – VIVER A VIDA DO OUTRO

ATITUDES QUE ESGOTAM - FOTO 03 - VIVER A VIDA DO OUTRO

Ninguém vive só e, por meio dos relacionamentos interpessoais, evoluímos e nos realizamos, mas é preciso ter noção de limites e saber amadurecer também nossa individualidade. Esse equilíbrio nos resguarda energicamente e nos recarrega. Quem cuida da vida do outro, sofrendo seus problemas e interferindo mais do que é recomendável, acaba não tendo energia para construir sua própria vida,  e acaba desconhecendo que o outro também tem sua vida individual.

É necessário reconhecer que cada criatura tem sua cota de felicidade ou infortúnios, conforme Jesus ensina: A CADA UM SEGUNDO AS SUAS OBRAS. Então ao receber da Misericórdia Divina a oportunidade de vida, cada um escolhe sua cruz de acordo com sua necessidade de resgate ou evolução, o que faz com que recebam a cruz proporcional a sua escolha e capacidade para carrega-la.

Com a insistência em querer estar presente em todos os momentos do outro para ajudá-lo, além de  desgastar as energias que seriam utilizadas para solucionar nossos próprios problemas também prejudicamos a evolução do outro que começa a se sentir incapaz de resolver suas necessidades pessoais.

Um grande sábio nos ensina: SERVE E PASSA, ou seja, ajudar quando realmente a ajuda se faz necessária, sem interferir no livre arbítrio e capacidade do outro de resolver seus próprios problemas, e seguir o nosso caminho sem olhar para trás ou ficar indagando os resultados da ajuda.  Precisamos questionar se o outro realmente necessita de nossa participação em seus problemas, (caso existam) ou se estamos a incomodá-lo sem necessidade e que o mesmo não reage para não nos ferir relatando os incômodos que lhe causamos com auxílios que não solicitou.


8 – BAGUNÇA  E PROJETOS INACABADOS

A bagunça afeta muito as pessoas, causando confusão mental e emocional. Um truque legal  quando a vida anda confusa é arrumar a casa, os armários, a bolsa ou a carteira e os documentos, além de fazer uma faxina no que está sujo, jogando fora contas velhas e pagas, convites ou propagandas ultrapassadas, enfim esvaziar as gavetas e a mente de coisas desnecessárias.

Ao arrumar a bagunça doando ou jogando fora o que não nos serve mais, abrimos espaços para colocar coisas novas naquele lugar. Quando retemos alguma coisa em nossas mãos, a mão permanece fechada não tendo espaços para pegarmos mais nada. Ao passo que quando resolvemos desfazer de tudo que não nos serve, temos que abrir as mãos para nos desvencilhar do que não desejamos mais reter.  Assim também acontece com a nossa mente, a medida que ordenamos e limpamos os pensamentos, também colocamos em ordem nossa mente e coração. Pode não resolver o problema, mas dá alivio.

Não terminar as tarefas é outro escape de energia. Todas as vezes que você vê aquele trabalho que não concluiu, ele vai falar a sua consciência: “Você não me terminou!” Isso gasta uma energia tremenda. Ou você a termina ou livre-se dela e assuma que não vai concluir, o importante é tomar uma atitude. O desenvolvimento do autoconhecimento e da disciplina fará com que você não invista em projetos que não serão concluídos e que apenas consumirão seu tempo e energia. O homem é um produto do meio, então aprenda que o ambiente faz a pessoa, mas é a pessoa que faz o ambiente.


9 – É POSSÍVEL MUDAR A CONDUTA E O TEMPERAMENTO?

O TEMPERAMENTO É INATO, mas o COMPORTAMENTO é ADQUIRIDO E INFLUENCIADO, sendo essa influência a causa dos nossos desequilíbrios e perda de energias. A influência que exercem sobre nós tais como o meio familiar, social, religioso, e escolar enfim o ambiente no qual vivemos vão nos moldando com sugestões, orientações, exemplos e interferências, que acabamos mudando nosso temperamento.

Pais medrosos, negativistas, que vivem repetindo: CUIDADO, NÃO TENTE, ISSO É PECADO, VOCÊ NÃO TEM CONDIÇÃO, NÃO ARRISCA, O MUNDO É RUIM, DESCONFIA DE TUDO E DE  TODOS, etc.   Com  isto influenciam o comportamento de seus filhos, e o contrário pode também ser verdadeiro. Religiões rígidas que exageram a culpa, principalmente com relação ao sexo, pregando que o mesmo é sujo, imundo, pervertido, ao invés de mostra-lo como um fator biológico necessário a todas as criaturas como um imperativo da natureza criada por Deus.

Isto igualmente pode criar traumas com sentimentos de remorsos por ações que não chegaram nem mesmo a ser praticadas, mas que só de pensar no pecado que seria cometido a criança ou adolescente passa a se julgar culpado e que certamente receberá o castigo merecido. Passa a viver pensando em se libertar daquele sentimento criando um comportamento diferente do SEU EU VERDADEIRO, com tamanha perda de energias que chega a provocar seu desequilíbrio mental. Mas se há o TEMPERAMENTO OU PERSONALIDADE que já nasce conosco, precisamos adquirir um BOM COMPORTAMENTO, para vivermos com uma BOA MISTURA DE TEMPERAMENTO E COMPORTAMENTO. Se por um lado um é INATO e o outro é ADQUIRIDO, daí uma boa noticia: A medida que conseguimos mudar a visão do mundo, ampliar a fé, mudar conceitos, é possível nos libertarmos das NEGATIIVIDADES, PREOCUPAÇÕES, SOFRIMENTOS ANTECIPATÓRIOS MAU HUMOR, Por este motivo Jesus nos ensina em Jo.8:32.

“E CONHECEREIS A VERDADE, E A VERDADE VOS LIBERTARÁ”.

Baixe o aplicativo do site O Amor e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.