Autoperdão: tratando a si mesmo como seu melhor amigo

Sem autoperdão seu processo de melhoria vai parar. Se parar, sua vida para de melhorar, e você fica estagnado, deixando de experimentar níveis cada vez superiores de bem-estar.
O que é o autoperdão e por que é tão importante no seu processo de avanço? Como isso pode mudar sua vida?
Vamos abordar este assunto aqui.
Veja aqui meu vídeo sobre este tema:
Você já ouviu falar da nossa zona de conforto, não é? É aquele espaço mental de zero esforço. É confortável, como diz o nome. Quando sentimos atacados ou cansados, ou mesmo preguiçosos, naturalmente regredimos para nossa zona de conforto.
O lado ruim é que na zona de conforto não há progresso. Não existe esforço para melhorar. Ou seja, não tem como estarmos praticando o autoaprimoramento e a autorrealização e ficar na zona de conforto ao mesmo tempo.
Então, como viver fora da zona de conforto sem sofrer? Com autoperdão.
Autoperdão significa tratar a si mesmo como seu melhor amigo. Significa que você aceita suas falhas. Você vê os erros, vê que falhou e não fica com raiva, nem vergonha excessiva. Você se perdoa. Você pensa: “Da próxima vez, posso melhorar!”.
Em autoperdão você traz o foco para o processo, para a intenção, e não para a falha. Sem a intenção de melhorar, o autoperdão perde sentido. Vira comodismo. Mas com a intenção sincera de melhorar, com esta mentalidade, aí o autoperdão é essencial para manter o progresso.
Como alertado em outros artigos e vídeos, sem autoperdão, o processo se interrompe. Inconscientemente voltamos para nossa zona de conforto. É contraprodutivo ser duro demais consigo mesmo.
Veja aqui um vídeo explicando pesquisas científicas que comprovam isso:
O segredo, portanto, é o progresso constante com autoperdão. Sem autoperdão seu processo de melhoria vai parar. Se parar, sua vida para de melhorar, e você fica estagnado, deixando de experimentar níveis cada vez superiores de bem-estar.
Com autoperdão e paciência, continue sempre se melhorando.
Seu amigo,
Giridhari Das
Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: loganban / 123RF Imagens
Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.
Deixe seu comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.