publicidade

Cãibra x nutrição

A cãibra pode ocorrer não apenas durante o exercício físico, mas também ao longo do dia ou quando estamos dormindo. Acontece independentemente de idade, sexo ou condicionamento físico.



Quando falamos em cãibra o que geralmente vem a nossa mente é a banana. Quem nunca ouviu? “Come banana” “Tem bastante potássio”.

O potássio é importante neste processo, mas necessitamos de vários outros nutrientes, vitaminas e minerais, alimentos anti-inflamatórios, hidratação e descanso.

O magnésio é um mineral essencial neste processo por provocar relaxante muscular. A falta deste mineral é um dos principais fatores causadores da cãibra, já que irá prejudicar a ação do potássio. Onde encontrar magnésio: Os vegetais de folhas verdes são as maiores fontes, folha de coentro, castanha-do-Brasil, semente de coentro, semente de abóbora, amêndoa, aveia, amendoim, nozes, grão de bico, arroz integral, espinafre, acelga, quiabo, rúcula, vagem, uva passa, lentilha, beterraba e abacate.

CAIMBRA FOTO O1


O cálcio trabalha junto com magnésio, havendo falta de cálcio ocorrem propensões para as cãibras. Onde encontrar cálcio: gergelim (semente), couve manteiga refogada, agrião, aipo, ricota, feijão branco, brócolis, repolho, couve e tofu.

Atenção ao excesso de cafeína porque pode afetar negativamente os níveis de cálcio. O excesso de sal e álcool irão contribuir negativamente na eliminação de cálcio por meio da urina e do suor. Um dos sintomas da deficiência de cálcio são as cãibras, dores nas costas e nas pernas, insônia e desordens nervosas.


Os alimentos ricos em fósforo (refrigerante e proteína animal) promove perda urinária de cálcio. Lembrando que uma alta ingestão de cálcio inibe a absorção de magnésio. Dosagens mais comum em adultos (cálcio) 100-500mg/dia, já a dosagem de magnésio mais comum em adultos 150 mg- 300mg/dia.

Vitaminas do complexo B, B1, B5 e B6-  Fontes: legumes, feijão, grão de bico, ervilhas, abacate, frutas secas, tomates e cenouras, nozes, cereais e batatas, amendoim, cogumelos, castanhas, gérmen de trigo, semente de girassol, levedo de cerveja, milho, cereais integrais, leguminosas, couve-flor, banana, melão e uvas passas. Na B12 presente nas carnes e ovos).

A hidratação ao longo do dia é essencial. Além da água filtrada , o coco natural como uma fonte de potássio, mas atenção aos excessos pois 200ml (1 copo) contém 600 mg de potássio.

CAIMBRA - FOTO 02

Alimentos anti-inflamatórios: gengibre, manjericão, alho, cúrcuma (açafrão da terra). Ômega 3 presente em atum, sardinhas. São fontes de ômega-3, ainda, sementes de linhaça, semente de chia, castanhas e nozes.

Antioxidantes presente nas frutas cítricas, como laranja, acerola, goiaba e abacaxi. Frutas vermelhas, como romã, melancia, cereja, morango e uva. Óleo de coco e azeite de oliva extra-virgem.

Uma alimentação equilibrada rica em nutrientes irá beneficiar como um todo. Hidrata-se, descanse e tome sol para produção de vitamina D.

Saúde e paz!

Baixe o aplicativo do site O Amor e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.