5min. de leitura

Cinco benefícios que passar algum tempo sozinho (a) podem trazer para sua vida

Quando você parar de achar que estar sozinho é algo ruim e perceber suas vantagens, sentir-se-á em total liberdade.

Nos dias atuais muitas pessoas não conseguem conviver com sua própria consciência e sempre busca distrações para fugirem de si mesmas.



Estamos sempre buscando alguma distração, uma fuga da própria mente, por isso cada vez mais consumimos séries, filmes e outros produtos de entretenimento, para que não precisemos parar e pensar no fato de que estamos “sozinhos”.

Tem gente que vai além e acaba buscando refúgio em relacionamentos, muitas vezes abusivos, que acabam tirando sua calma e sua felicidade.

O que se pensa é que não há o que fazer quando estamos sozinhos, não se tem quem conversar, não tem o que ouvir, o que ler assistir… é tedioso.


Mas tudo isso vem da ideia de que ficar sozinho é algo ruim, de que ficar sozinho é solitário e leva à carência, às vezes, até à depressão.

Isso é fruto de uma “romantização” de coisas negativas, como depressão, ansiedade, a própria solidão, etc., a qual cria nas pessoas uma dependência de outrem. É óbvio que não se pode viver totalmente sozinho, mas digo dependência no sentido emocional, no sentido de que só é possível ser feliz na companhia de amigos ou dentro de um relacionamento amoroso.

É fato que essas companhias aumentam sua felicidade e bem-estar, mas não é necessariamente preciso estar em companhia para se sentir bem ou feliz.

Quando você parar de achar que estar sozinho é algo ruim e perceber suas vantagens, sentir-se-á em total liberdade.


Não digo “estar sozinho” no sentido de não ter um relacionamento, embora também inclua isso, mas digo completamente sozinho. Sentar em um banco de uma praça isolada, contemplando o céu, as árvores e as pessoas e refletindo sobre a beleza da vida.

Ficar só, pode nos proporcionar experiências incríveis e benefícios tais como:

1 – Produtividade e criatividade

Estudos apontam que o cérebro humano trabalha melhor quando não está se esforçando, por isso temos nossas melhores ideias no banho ou quando tentamos dormir e ideias surgem naquele “momento inoportuno”. Por isso ficar sozinho ou sozinha por algum período de tempo, em um ambiente calmo e sem distrações pode melhorar suas ideias e projetos.


2 – Autoconhecimento.

Vivemos numa época em que as pessoas conhecem melhor as outras do que elas mesmas. Isso porque pouca gente tenta ficar sozinha por dez minutos, o que proporciona uma reflexão sobre suas próprias decisões e atitudes e uma conexão maior consigo mesma.


3 – Liberdade

Quando você está em um grupo tende a imitar (de forma inconsciente) algumas atitudes e costuma ir aonde eles forem. Sozinho(a) você tem uma certa liberdade de ir e vir e não buscar a aprovação de ninguém e isso aumenta sua sensação de independência.


4 – Reflexões sobre a vida

Ao estar sozinho você acaba pensando sobre questões filosóficas e sociais e refletindo sobre porque o mundo é do jeito que é ou porque muita coisa, boa ou ruim, existe. Às vezes pensamos que estamos fazendo isso, mas ao parar para pensar, só estamos reproduzindo o pensamento alheio, mas sozinhos, criamos nossos próprios pensamentos.


5 – Amadurecimento

A partir do momento que começamos a praticar o ato de “estarmos sozinhos”, cada vez mais nos acostumamos com isso e amadurecemos mentalmente. Criamos sentimentos de independência e confiança. Vemos que não precisamos de ninguém para ser feliz e isso pode melhorar ainda mais nossas relações sociais e relacionamentos, porque não estamos em companhia de outras pessoas por “precisar”, mas pelo simples prazer dessas companhias.

Ficar sozinho é diferente de solidão. Solidão nada mais é do que uma ideia, um conceito. Se você olhar ao seu redor sempre terá alguém na sua vida, nem que seja uma única pessoa. O problema é o sentimento de solidão, que pode ser uma consequência desse pensamento de que ficar sozinho(a) é algo ruim.

Rumi, um poeta e mestre espiritual persa do século 13, tem uma frase que diz: “Nunca se sinta só, o Universo inteiro está dentro de você.” – Sua melhor companhia é você mesmo(a)!


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: konradbak / 123RF Imagens

Você sabia que O Amor está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

* Matéria atualizada em 05/05/2018 às 5:05





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.