Como anda o seu mindset?

7min. de leitura

Mindset é uma palavra em inglês, que todo mundo já deve ter escutado por aí.

Não tem uma tradução exata para o português, mas segundo o autor Roberto Shinyashiki, aproximadamente seria modelo mental, maneira de ver a vida ou até configuração mental.



Ao cultivar a mentalidade você vai se configurar para ter grande sucesso, ter o pensamento de um vencedor. Aquilo que você põe foco e fala é o que você atrai. Tudo se constrói através da mente que projeta o pensamento para o mundo real.

Confira uma lista de 10 frases abaixo e se atente quando qualquer uma delas aparecer no seu dia a dia. Elimine-as da sua vida.

A partir do momento em que essas frases não forem pronunciadas, serão eliminados também seus pensamentos negativos. Assim, você acreditará mais em você e acreditará que você pode ter sucesso!


1- Isso não vai funcionar.

Como você sabe que não vai funcionar? Mesmo que seja algo que tenha sido tentado antes não significa necessariamente que não vai funcionar desta vez. Encerrar ideias sem tentar definitivamente não é a marca de um vencedor.


2- Eu não posso fazer isso.

OK, pessoa negativa, mas adivinhe? Se você não pode fazer isso, com certeza vão encontrar alguém que possa. Em vez disso, mude a abordagem a partir da perspectiva do que você vai precisar para realizar a tarefa. Você precisa de mais treinamento, mais apoio, mais suprimentos? Talvez precise de mais tempo?


3- Impossível

As coisas são raramente impossíveis, por isso tenha muito cuidado ao dizer esta palavra. Muitas vezes indica alguém de mente fechada que não pode ver a visão de outra pessoa ou não quer. Em vez de dizer impossível, abra sua mente de como pode ser possível.


Faça um Brainstorm. Olhe para o problema de diferentes ângulos. Todas as coisas surpreendentes que já foram criadas, em algum momento foram declaradas como impossíveis. Você quer ser mais um a dificultar ou quer ser aquele que fará a diferença?


4- Isso não é justo.

O que somos, crianças de quatro anos? A vida real não é para ser sempre justa, e se essas palavras saem da sua boca, você está confuso em relação aquilo que sente. Tente olhar as oportunidades para melhorar a situação. E, entenda que às vezes, você nunca vai mudar uma situação para que ela seja justa – saia da posição de vítima e crie o seu próprio cenário mais justo da situação, sozinho.


5- Não é culpa minha.

Pode muito bem não ser sua culpa, mas esta frase pressupõe que você está jogando a culpa em outro lugar ou pior, em outro alguém. E não existe vencedor no jogo da culpa.

Em vez de focar na culpa, se concentre em resolver o problema. Como você pode intervir e fazer as coisas direito?


6- Eu poderia ser capaz de …

Poderia é mais uma daquelas palavras que configuram fracasso. Quando as pessoas usam palavras como esta é porque elas estão esperando não serem capazes de fazer tudo o que está sendo pedido a elas. Ou, às vezes, é usado de má vontade. Seja honesto e diga realmente o que você pode ou não fazer.


7- Isso não é o meu trabalho.

Essa é uma das coisas que os líderes detestam ouvir, acho que pra falar a verdade, ninguém gosta. Às vezes, a fim de ajudar a equipe, você precisa fazer coisas, funções que podem não constar do seu Job description (descrição de cargo). Claro, não se deixe ser aproveitado, mas tente trabalhar fora de sua zona de conforto e olhar como uma oportunidade para a experiência de crescimento e aprendizado. Ainda mais em tempos de crise onde precisamos nos adaptar intensamente para mantermos nossos empregos ou nossos empreendimentos.


8- Precisar

Precisar é uma palavra curiosa ou até mesmo engraçada. Você precisa de comida, água e abrigo. Você não precisa que o relatório seja feito a tempo, que a sua equipe venha trabalhar no fim de semana, ou realmente qualquer outra coisa no trabalho. Você quer! Talvez você até exija isso para que as coisas funcionem e fluam corretamente. Mas precisar, não precisa.


9- Eu acho que…

O que soa mais poderoso? Eu acho que, creio eu ou eu sei? Eu acho que é totalmente não sei. Os líderes e outras pessoas bem sucedidas são decisivas. Vá até eles com o que você sabe! Ah, e tudo bem se não souber. Apenas seja sincero e diga que vai pesquisar a respeito ou estudar o assunto e retornar com a resposta certa. Muito melhor, não?


10- Vou tentar.

É fazer ou não fazer, não tem vou tentar. As pessoas tendem a usar a palavra tentar quando elas querem se deixar de fora, porque consciente ou inconscientemente, não acreditam que elas sejam capazes ou que vão realizar a tarefa.

Pessoal, obviamente não é preto no branco com qualquer uma dessas frases. E é claro, que existem vezes que você vai usar ou até mesmo se fazem necessárias. O ponto é mais sobre a mentalidade, a nossa forma de dizê-las e como são um reflexo disso.

A chave para o sucesso está na forma como você vê as coisas e encara seus desafios!

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.