Conheça ganesha, o poderoso Deus da sabedoria e da fortuna!

7min. de leitura

Conhecido como “Destruidor de Obstáculos”, Ganesha é o símbolo máximo do intelecto, da consciência lógica e da fortuna, por isso é representado pelo deus da sabedoria, na tradição hinduísta.



Se você se interessa por religiões não tradicionais do mundo oriental, provavelmente, já ouviu falar ou viu uma imagem de Ganesha. Representado por uma pessoa sentada, de pernas cruzadas de forma peculiar, com cabeça de elefante e quatro braços, Lord Ganesha é o deus da sabedoria e da fortuna, segundo o hinduísmo.

As pessoas não o adoram apenas por estar relacionado ao intelecto e à abundância, Ganesha é um dos deuses mais importantes da cultura hindu, considerado “Destruidor de Obstáculos”.

Mas quem é Ganesha? Para responder a essa pergunta, confira a fascinante história desse deus, suas representações e significados. Além disso, vamos traduzir todos os símbolos da sua imagem para que você entenda a sua importância.


Quem é Ganesha? 

Conhecido como “Destruidor de Obstáculos” (Vinayaka, no hinduísmo), Ganesha é considerado o símbolo máximo do intelecto, da consciência lógica e da fortuna, por isso é representado pelo deus da sabedoria, segundo a tradição hinduísta.

Sendo assim, é um deus muito importante dessa cultura por ser o primeiro filho de Shiva (Deus supremo, “Destruidor e Regenerador”) e Parvati (Deus mãe). Com a influência dessas duas poderosas representações do hinduísmo, esse deus é aquele que abre caminhos com soluções lógicas e inteligentes.

Tradicionalmente, era seguido por homens de negócios e mercadores, por simbolizar boa fortuna e sucesso por sua inteligência para encontrar saídas racionais para problemas financeiros.


Atualmente, é respeitado também pelas pessoas que se encontram com dificuldades e precisam de orientação divina, isso ocorre por causa do seu poder de remover obstáculos com o seu conhecimento e educação.

Mantra de Ganesha 

O mantra de Ganesha é um dos mais populares da cultura hindu por simbolizar o Om (“som primordial”). Na língua tâmil (falada no sul da Índia), a sílaba Om é considerada sagrada e representa a cabeça desse deus, por isso o mantra de Ganesha é um dos mais utilizados pelas pessoas que buscam atrair prosperidade e remover, tanto materiais quanto espirituais. Ou seja, se você se encontra bloqueada em um problema, conte com a sabedoria de Ganesha para encontrar uma saída.

Confira o mantra de Ganesha e sua tradução:

Om Gam Ganapataye Namah: Eu Te saúdo, Senhor das Tropas!

  • Om: a invocação primordial, conecta a devota e o deus Ganesha.
  • Gam: significa ir, mover-se, afastar-se, vir, aproximar-se, unir-se.
  • Ganapati: simboliza Ganesha, Gana (tropa) e Pati (senhor).
  • Namah: Namah é adoração.

Tanto no mundo oriental como ocidental, é possível encontrar a imagem de Ganesha em qualquer espaço de fé. Isso porque cada detalhe da sua imagem possui um símbolo místico que representa o poder de Ganesha.

De acordo com a religião hinduísta, descubra a imagem de Ganesha e seus significados, a seguir.

A cabeça 

A cabeça de Ganesha é representada por um elefante, indicando a inteligência, a fidelidade e o seu poder discriminatório. Sua única presa simboliza sua capacidade de superar os dualismos da vida.

Já suas orelhas bem abertas significam sua habilidade de escutar quando as pessoas buscam orientação espiritual. Então, elas são consideradas símbolo da sabedoria, pois é preciso saber escutar para poder ajudar com o conhecimento de Ganesha.

O intelecto de Ganesha é simbolizado pela sua tromba curvada, manifestando o seu poder de discriminar o que é real ou não. Na sua testa, está desenhado o tridente trishula (arma de Shiva) para mostrar a superioridade de Ganesha sobre o tempo (passado, presente e futuro).

A barriga 

A barriga de Ganesha é grande, para assim carregar os “infinitos universos”, tanto a generosidade da natureza quanto a tranquilidade de espírito. Além disso, serve para absorver os sofrimentos do Universo e proteger os seres e o mundo.

As pernas 

Em sua imagem, Ganesha está com uma perna dobrada, como se descansasse, e a outra em pé, sempre alerta. O símbolo das suas pernas mostra a necessidade de manter uma vivência participativa no mundo material e no espiritual.

Os braços 

Ganesha tem quatro braços e cada um representa as qualidades do corpo sutil:

  • Manas: a mente.
  • Budhi: o intelecto.
  • Ahamkara: o ego.
  • Chitta: a consciência condicionada.

Já Lord Ganesha representa Atman (pura consciência), permitindo o bom funcionamento dos quatros atributos nos seres humanos.

As mãos 

A primeira mão de Ganesha segura uma machadinha para destruir os obstáculos impostos pelo desejo e que resultam em dor e sofrimento. Além disso, a machadinha nos leva à verdade.

Sua segunda mão segura um chicote, símbolo da força que leva as pessoas à fé em Deus, esquecendo-se dos apegos e desejos mundanos. A terceira mão está em pose de bênçãos e proteção, indicando o devoto.

Por fim, a quarta mão de Ganesha segura a flor de lótus (padma), que significa a realização do seu verdadeiro “eu”, como principal objetivo da evolução humana. 

O que você achou das características físicas de Ganesha e seu poder? Compartilhe-as com seus amigos.

Desejamos muita sabedoria e fortuna para você!

 

Direitos autorais da imagem de capa: Artem Beliaikin/Pexels.

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.





Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.