Deixe tudo mais leve, afinal, a vida é breve…

6min. de leitura

Deixe tudo mais leve, (afinal, a vida é breve) e o que mais  importa é amar, é buscar, é ser.

Em certos momentos gosto de deixar as pessoas desconcertadas. Não, depois eu não as conserto, porque algumas nascem sem essa opção. Na verdade, ninguém conserta ninguém, somos seres que buscam aprimoramento. Aos que não buscam, lamento, mas em tudo há uma causa e é essa causa oculta que procuro descobrir, porque nesse ir e vir, quem mais aprende com meu semelhante sou eu.



Tenho necessidade de mexer com o leitor, para trazer à tona emoções que geralmente ficam trancadas na maioria das pessoas, disfarçadas como frieza, tédio ou mansidão. Gosto de ebulição, mas uma ebulição produtiva, que gere algum tipo de reflexão e, consequentemente, bem-estar.

Uma amiga querida pediu-me: – Por favor, escreva sobre baixa autoestima e os problemas que isso acarreta ao longo do tempo.  Eu fiquei pensando… Se uma mulher bonita, simpática, inteligente, educada, trabalhadora teve e ainda tem problemas com sua autoestima, o que direi dos demais?

O que eu quero explicar é que gostar de si mesmo pouco tem a ver com seus atributos físicos, intelectuais ou morais.

Não sou psicóloga mas uma profunda conhecedora da alma humana e sabedora de que esse vasto território ainda tem muito a oferecer para o nosso crescimento, então tenho absoluta convicção de que a causa da maioria dos problemas de relacionamentos, em termos gerais, é a insegurança e um imenso desejo de ser aceito pelos demais. Se você soubesse com certeza total como é um ser maravilhoso e especial para o universo, todas as aflições desapareceriam.


Cada um com sua peculiaridade e grandiosidade, cada um fazendo uma enorme diferença na vida de um ou muitos, mas o começo de tudo é a amorosidade por si mesmo.

O mais importante é muito simples: é ser quem você é e poder se alegrar com isso. É estar em paz com sua consciência, é saber que só existe na verdade a essência, e que todo o resto é apenas tentativa, ensaio, erro e acerto para que você possa enxergar que é um ser perfeito, mesmo na sua aparência de imperfeição, nas longas e grandes lutas exigidas por nossa sobrevivência.

O que vale é estar em paz com sua consciência, é aceitar a si mesmo como você é ou parece ser, é procurar sempre que possível fazer o bem, mas que não confundam esse bem com abuso, com disponibilidade total, imediata e irrestrita.

Não se anule por nada nem por ninguém. Pratique o exercício de ser espontâneo, experimente dizer ou demonstrar o que você sente, sempre, em qualquer momento. Destranque suas emoções, não deixe que o medo de se expor e as críticas ou falta de amor calem suas palavras, seus gestos e escravizem suas emoções. Isso é questão de treino, mas você precisa praticar todos os dias. Não tenha receio da reação do outro, porque quem tem classe não classifica ninguém. Se você expressar o que pensa ou sente sem grosseria e com educação, absolutamente tudo pode ser dito.


Eu era tímida quando criança e hoje não tenho mais vergonha de nada. Foi um longo caminho que trilhei, justamente porque gosto de mim, mas nem sempre foi assim e nem sempre foi fácil, no entanto, até hoje eu me recuso a deixar minha felicidade escapar e se esconder com o medo de não ser amado ou de não ser aceito.  Não sinta culpa por errar, todos erram, não sinta culpa quando os outros se decepcionarem com você, porque seu íntimo e suas limitações só você conhece e cada um de nós, muitas vezes, faz o máximo que consegue fazer naquela situação.

Diga não ao conformismo com uma coisa que lhe machuca o íntimo ou incomoda. Tenha brilho no olhar e abraço para aconchegar em um momento preciso, tenha amor e alegria para distribuir e também receber com generosidade.

Seja autêntico, seja você, mostre a todos que é digno de ser amado e respeitado. Dizem que quem espera sempre alcança, mas eu acho que a espera sempre cansa, principalmente um coração sem ânimo de acreditar naquilo que almeja e sem intensidade no que deseja.

Para isso, para conquistar, você precisa se aceitar, com suas perfeitas limitações e se abrir para que todos possam desfrutar dessa sua pura energia, dessa luz que eu sei que você tem e que ilumina muitos caminhos, inspira muitos destinos, bastando apenas você querer.

Deixe tudo mais leve, (afinal, a vida é breve) e o que mais  importa é amar, é buscar, é ser.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: anima21 / 123RF Imagens

Baixe o aplicativo do site O Segredo e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

* Matéria atualizada em 11/05/2018 às 13:15






Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.