publicidade

Detox da alma: 10 passos para um 2019 mais feliz

Mais um ano se iniciou e com ele as promessas de mudanças e melhorias, que vamos abandonamos à medida em que os meses vão passam. Com isso, geramos aquele sentimento de frustração e incompetência; derrota e procrastinação.

Sentimo-nos incapazes de realizar as mudanças tão necessárias para nossa qualidade de vida.



Felizmente, esse é só um dos inúmeros programas disponíveis, que roda atualmente na sua mente. Trocando o software, trocamos os pensamentos; trocando os pensamentos, mudamos as atitudes; mudando as atitudes, alteramos nossa fisiologia e com isso mudamos, enfim, obteremos novos e surpreendentes resultados!

Tudo é uma questão de reprogramação! E aqui vão 10 regras de ouro para você colocar em prática a partir de agora, e começar a mudar a si mesmo, para então ver as mudanças que tanto deseja na sua vida!

Lembre-se: você pode muito mais do que pensa! Experimente e comprove!

1. Esteja aqui quando estiver aqui

Vivemos focados no que não temos, onde gostaríamos de estar e no que gostaríamos de estar fazendo. Quase nunca proporcionamos a nós mesmos o benefício maravilhoso de estarmos apenas aqui, agora, neste instante. E é exatamente a única coisa concreta que possuímos: o agora. O amanhã não chegou e o ontem não compete mais a nós. Nossa vida flui de uma forma muito mais leve quando nos concentramos no hoje. Isso nos traz paz de espírito e inteligência emocional. Não é uma tarefa fácil. Somos ansiosos e preocupados por natureza, mas prestar atenção ao momento presente pode ser um aprendizado maravilhoso e nos abrir um novo Universo.



2. Cancele esse pensamento ruim!

Uma pesquisa, até um pouco antiga, revela que a nossa mente tem 3 segundos para acatar ou refutar uma ordem, decidir positiva ou negativamente, apaixonar-se ou não. É incrível? Mas nossa “mega” máquina chamada cérebro realmente executa tudo com muita rapidez e precisão. Portanto, toda vez que você tiver um pensamento derrotista e apavorante, fale em voz alta, se possível, ou pense: “CANCELADO!” “PENSAMENTO CANCELADO”. “CANCELA, CANCELA”. Dê a ordem de cancelamento ao cérebro, todas as vezes que ele lhe oferecer esse tipo de pensamento. Vou lhe avisar: ele vai tentar fazer isso várias vezes com o mesmo pensamento, mas você compre a briga! Cancele quantas vezes voltar com o pensamento. Você vai ver que, em breve, ficará bem mais fácil.


3. Crie uma rotina matinal

Reza a lenda (e eu acredito plenamente) que de manhã é a hora em que nossos cérebros estão mais ativos. Por isso, não desperdice esse momento sagrado! Crie uma rotina. Aproveite e tire 5 minutos para meditar, rezar ou visualizar seus sonhos e objetivos. Coloque sua música animada, tome um café sem pressa. Largue o Instagram logo pela manhã e treine respiração diafragmática ou mesmo leia coisas que o motivem. Injete motivação e bons pensamentos na mente e eles o acompanharão por todo o dia.



4. SUPERE. Não mais bloqueie

A palavra é clara: Superar significa tornar-se superior; só supera algo quem ENFRENTA. E enfrentar é bem diferente de bloquear. O que superamos se vai de nós, pois se dissipa. O que bloqueamos cria raiz em nossas almas. Você pode varrer para debaixo do tapete, mas continuará ali para sempre e vira e mexe o lembrará que existe. Não tenha medo de enfrentar, tenha receio é de passar a vida com sentimentos mal resolvidos e bloqueados.


5. Planeje!

Vá além das promessas de réveillon, como emagrecer, enriquecer e se amar mais. Quando começamos a PLANEJAR, a montar estratégias, a traçar metas com data certa para acontecer, tiramos a responsabilidade da “sorte” e a puxamos para nós! Você está no comando. Você decide o que quer e o que não quer fazer, daqui por diante. Então, comece agora! Imprima nosso exercício Ponte ao Futuro, preencha, estipule um tempo limite para atingir o objetivo e elabore o caminho e as estratégias que o levarão até lá, até a pessoa que você quer ser! SIM! Sempre podemos ser melhores versões de nós mesmos. E a sua versão 2019 será a melhor de todas!


6. Duvide de você

O quê?! Não, eu não enlouqueci. Dê a si o benefício da dúvida. Eu digo que o autoconhecimento gera a inteligência sentimental, mas não podemos, nunca, nos condicionar a atitudes e comportamentos fixos. Quando dizemos “eu sou assim e pronto”, nós nos limitamos e nos impedimos de mudar. Essa é a pior frase que você pode dizer para si. Quebre suas barreiras e bloqueios. Duvide de você! Não é porque você sempre teve uma atitude específica ao longo da vida, que seja uma característica imutável. Sempre podemos mudar. Se você é desorganizado, ou se sempre marca compromisso e fura, e você se promete mudanças já sabendo que vai quebrar as promessas, você se limita e se frustra. Então, duvide do que você é capaz. Assim, você pode se surpreender! Diga que vai e vá mesmo. Prometa organização e se organize. Tudo aquilo que tomamos consciência e a decisão de mudar passa de um mero hábito a uma condição involuntária, de ESCOLHA. E escolhas são conscientes. Portanto, podemos modificá-las a hora que quisermos, sem grandes esforços.


7. Desligue a TV!

“Mas Bruna, eu adoro minhas novelas!” Ok! Sem problemas! Mas desligue a TV quando ela for apenas um som na casa e você não estiver prestando atenção nela. Nossa mente inconsciente não desliga nunca, mesmo quando você acha que não está prestando atenção, ela está, e assim, somos bombardeados por uma série de notícias ruins, mensagens subliminares em propagandas. Dessa forma, ficamos dispersos e com a mente confusa e nem sabemos o porquê. Desligue a TV enquanto trabalha, enquanto tenta dormir… aprenda a silenciar. Um novo Universo se abrirá na sua mente. Silenciando o caos exterior, ouvimos as vozes interiores.


8. Quando tudo estiver mal, ore. Quanto tudo estiver bem, ore o dobro

Não estou falando de orações de religiões pré-formuladas. Estou falando aqui da oração genuína, da conversa com DEUS, da entrega. A oração mais linda vem do coração. Por isso, ela não pode servir somente para aliviar os maus momentos, ela tem que ser uma forma de agradecimento. Nos momentos ruins, até o diabo reza. Difícil é tirar um tempinho nos dias bons, para agradecer e prevenir.


9. Mude a sua postura

Muito além da estética de uma postura certinha, quando você muda sua postura corporal, você emite uma nossa mensagem ao cérebro. Pessoas deprimidas e com sentimento de derrota, automaticamente andam com a cabeça inclinada para baixo, os braços mais juntos ao corpo, a coluna encurvada, em posição de defesa. Isso porque buscamos nos confortar e o cérebro lembra da posição fetal, onde ficávamos quietos e acolhidos. Encolhidos. Portanto, uma boa maneira de mudar o seu estado de espírito rapidamente é mudando a sua fisiologia, ou seja, a sua postura. Sente-se com a coluna ereta. Abra os braços. Levante a cabeça. Caminhe com o peito estufado e a cabeça levemente erguida. Atitudes pequeninas como estas são capazes de mudanças interiores GIGANTESCAS! Além de melhorar a sua saúde e aliviar dores no estômago e nas costas, provenientes da má postura.


10. Acolha a dor

Na Programação Neurolinguística temos a R.E e a R.I. A R.E é a Representação Externa, ou seja, é tudo que acontece fora de você; no mundo. E a R.I é a representação interna, tudo que ocorre dentro de você. Pensamentos, decisões, medos. Nós não podemos mudar a R.E pois não depende de nós para existir, vários são os fatores que influenciam nas situações da vida e do mundo. Mas, sempre é possível mudarmos nossas R.Is. Quando acolhemos a dor ela passa a ser nossa, fazer parte de nós e então, temos como diminuí-la, ou mesmo acabar de vez com ela. Mas se a refutamos de todas as formas, ela passa a ser uma R.E, e aí não temos o menor domínio sobre ela. Acolha a dor. Mesmo que lhe pareça estranho. Entenda o porquê de ela existir, e então ofereça argumentos contundentes para persuadi-la.


Direitos autorais da imagem de capa licenciada para o site O Segredo: 123RF / 123RF / evgenyatamanenko

Baixe o aplicativo do site O Amor e acompanhe tudo de pertinho. Android ou IOS.

Texto escrito com exclusividade para o site O Amor. É proibida a divulgação deste material em páginas comerciais, seja em forma de texto, vídeo ou imagem, mesmo com os devidos créditos.




Deixe seu comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.